A bizarra situação que fez Joe Bonamassa largar Stratocaster e tocar só em Les Paul

Comparação feita por fã não foi bem recebida e levou a mudança por parte do guitarrista

A cena é fácil de se visualizar: Joe Bonamassa no palco, desfilando classe e técnica impressionantes em uma guitarra Gibson Les Paul. Mas nem sempre foi assim. O músico relembrou em uma entrevista o momento exato em que deixou de usar instrumentos do modelo Fender Stratocaster para se associar com o modelo mais famoso da concorrente.

O assunto foi abordado durante entrevista ao também guitarrista Chris Shiflett, do Foo Fighters, para o podcast Shred with Shifty (via Guitar World). Entre outros assuntos, Bonamassa contou que acabou ficando com as Les Pauls ao ouvir uma tentativa de elogio de um fã logo após um show, no início dos anos 2000, comparando-o ao lendário Stevie Ray Vaughan.

- Advertisement -

Ele disse:

“Eu estava na mesa do merchandising. Um cara chga até mim e diz: ‘Cara, sabe quando você tocou aquela parte que soava como um violino? Quando você fez aquilo, fechei meus olhos e soava exatamente como Stevie Ray’.”

O comentário deixou Joe incomodado. O guitarrista relembra:

“Ele estava ouvindo com os olhos. Não havia Stevie Ray naquilo. Ele só estava vendo a Stratocaster. Naquela época, no início dos anos 2000, praticamente todos no estilo (blues) tocavam com Fender e havia muitas referências a Stevie na música deles. Eu disse: ‘tenho que mudar e fazer algo diferente’.”

Eis que a Gibson aparece com um “empurrãozinho” para a mudança que Bonamassa queria fazer. Ele conclui:

Leia também:  Como Joni Mitchell representa o maior arrependimento de Robby Krieger

“Aconteceu que naquela mesma turnê, a Gibson me deu um antigo relançamento da Les Paul Classic. Naquela noite eu toquei ‘Blues Deluxe’ com a Les Paul e as mudanças de volume, e foi matador. Eu disse: ‘é isso que vou fazer daqui para frente’.”

Desde então, o guitarrista tem sido diretamente associado com as Les Pauls, ao ponto de ser estranho vê-lo ou imaginá-lo tocando outro modelo. Também lançou instrumentos, inclusive de modelos diferentes, em parceria com a Gibson e uma de suas outras empresas, a Epiphone.

Joe Bonamassa em 2024

No momento, Joe Bonamassa está em turnê solo pelos Estados Unidos. Em 22 de março, teve início a viagem de seu cruzeiro, o Keeping Blues Alive at Sea Festival. Um giro pela Europa acontece no próximo mês.

O guitarrista será uma das atrações do festival Best of Blues and Rock 2024, que acontece em quatro capitais do Brasil. Ele toca em três cidades: Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.

Leia também:  O “garoto que substituiu Eric Clapton” e depois virou guitarrista do Poison

Paralelamente, o Black Country Communion está finalizando seu próximo álbum de estúdio. O supergrupo ainda conta com o baixista e vocalista Glenn Hughes (ex-Deep Purple), o tecladista Derek Sherinian (ex-Dream Theater e Sons of Apollo) e o baterista Jason Bonham.

Sobre Joe Bonamassa

Nascido em New Hartford, estado americano de Nova York, Joseph Leonard Bonamassa começou a se destacar aos 12 anos. À época, abriu uma turnê de 20 shows de B.B. King.

Em 1991, teve a banda Bloodline, com os filhos de Miles Davis, Robby Krieger (The Doors) e Berry Oakley (Allman Brothers Band). Apenas um disco foi lançado.

Além do trabalho solo e o Black Country Communion, também fez parte do Rock Candy Funk Party, voltado ao jazz/funk. Ainda teve uma parceria prolífica com a cantora Beth Hart.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA bizarra situação que fez Joe Bonamassa largar Stratocaster e tocar só...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades