Armored Dawn não irá tocar mais no Summer Breeze alemão

Festival marcado para acontecer em Dinkelsbühl, na Bavária, entre os dias 14 e 17 de agosto, havia sido alvo de críticas após confirmar banda brasileira

O Summer Breeze alemão anunciou que o Armored Dawn não irá mais se apresentar em sua próxima edição, que acontece em Dinkelsbühl, na Bavária, entre os dias 14 e 17 de agosto. A banda havia sido anunciada, na última terça-feira (19), em uma leva de outras atrações. O evento tem uma filial em São Paulo, agendada para acontecer em São Paulo nos dias 26, 27 e 28 de abril, e que não contava com o grupo em questão em seu lineup.

O Armored Dawn é comandado pelo vocalista Eduardo Parras (Eduardo Parrillo), um dos sócios da Prevent Senior, investigada pela CPI da Covid-19. A empresa de saúde é acusada de prescrever medicamentos sem eficácia para pacientes e tratamentos experimentais não autorizados pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

- Advertisement -

Logo após o estouro do escândalo, a banda chegou a anunciar o encerramento. Com o passar do tempo, retornou sem muito alarde e direcionou as atividades totalmente focadas no exterior.

Sobre as alegações, em nota enviada à redação em 2023, a Prevent Senior afirmou:

“A Prevent Senior refuta, mais uma vez, todas as acusações de que foi vítima, nenhuma delas comprovada. A empresa colabora com todas as investigações técnicas realizadas por diversos órgãos fiscalizadores por acreditar que restabelecerão a verdade dos fatos.”

Anúncio de cancelamento

De forma breve, a organização do Summer Breeze alemão declarou:

“Viemos por este meio anunciar que o Armored Dawn não fará parte do Summer Breeze 2024.”

Controvérsia na confirmação da banda

Ao confirmar o Armored Dawn em seu lineup, o perfil do Summer Breeze alemão no Instagram havia declarado:

“E aqui temos mais uma estreia em Dinkelsbühl: Armored Dawn. Os brasileiros já existem há dez anos sob diversos nomes e se dedicam ao power metal melódico. Com riffs modernos que andam de mãos dadas com vocais melódicos, Armored Dawn conseguiu abriu shows para os maiores em seu país de origem com seu material musical. Os melhores pré-requisitos para deixar uma impressão duradoura em Dinkelsbühl.”

Em meio a todas as bandas anunciadas que ganharam posts individuais na última terça-feira (19) — incluindo nomes consagrados como Meshuggah e Moonspell —, a publicação sobre o grupo brasileiro foi a que mais recebeu comentários.

Um internauta, por exemplo, comentou: “Por favor, reconsidere esta adição ao lineup”. Outro disse: “Adição terrível. Quanto eles pagaram para estar neste lineup?”.

Um terceiro afirmou: “Lamentável… é engraçado que vocês evitem fazer shows em seu próprio país, mas tentem se apresentar na Alemanha”. Mais um se manifestou, declarando: “É sério, Summer Breeze? Leia as notícias sobre essa banda durante a pandemia”.

Na mesma publicação, o tecladista Rafael Agostino defendeu a escalação. Ele disse:

“Metal é sobre amar uns aos outros e odiar o sistema, não sobre odiar uns aos outros e amar qualquer m#rda de governo! METAL IS THE LAW! PARE a guerra política de m#rda!”

Junto de Eduardo Parras e Rafael Agostino, a formação atual da banda inclui os músicos Tiago de Moura e Timo Kaarkoski (guitarras), Heros Trench (baixo) e Chris Oliveira (bateria). Desde a retomada das atividades, o grupo se apresentou em países como Argentina, Chile e México (no festival Hell & Heaven).

Turnê com Tarja cancelada

No início do ano passado, Tarja Turunen anunciou o Armored Dawn como atração de abertura em uma turnê americana. Internautas brasileiros deram início a uma campanha nas redes para que a cantora finlandesa retirasse a banda brasileira, o que acabou acontecendo semanas depois, com o Chaoseum ocupando a vaga.

Ação civil contra Prevent Senior

Em fevereiro último, o Ministério Público Federal apresentou uma ação civil pública contra a Prevent Senior. O valor pedido é de R$ 940 milhões — 10% do faturamento líquido da empresa referentes aos anos de 2020 e 2021 —, por danos morais e sociais coletivos.

A Agência Senado aponta que órgãos públicos ouviram profissionais, pacientes e familiares e reuniram por volta de 37 mil documentos, entre eles os levantados pela CPI da Covid-19, do Senado e a CPI da Prevent Senior (2021/2022), da Câmara de Vereadores de São Paulo.

Ainda não foi apresentada ação penal. Contudo, o Ministério Público Estadual de São Paulo busca apurações na área criminal, segundo o promotor de Justiça Everton Luiz Zanella. Ele informou que a força tarefa foi instituída em outubro de 2021, e que o procedimento investigatório está chegando ao final, devendo ser concluído neste mês.

À época em que foi anunciada a ação civil pública, a Prevent Senior foi procurada pelo G1 e disse, por meio de nota, que “não pode se manifestar porque sequer conhece a ação”. E complementou:

“A Prevent Senior atende as melhores práticas em todos os seguimentos (sic) que atua, o que ficará reconhecido ao fim do processo.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

Leia também:  O surpreendente diferencial de se trabalhar com Axl Rose, segundo Josh Freese
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasArmored Dawn não irá tocar mais no Summer Breeze alemão
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades