Kiko Loureiro confirma saída definitiva do Megadeth e explica razões

Guitarrista brasileiro destacou quando tomou a decisão de deixar a banda americana e revelou quais fatores foram determinantes

Kiko Loureiro não está mais no Megadeth desde setembro do ano passado. Primeiro, o guitarrista anunciou um afastamento temporário por questões familiares até que, em novembro, destacou que estenderia sua ausência — agora, segundo o próprio, permanentemente. Teemu Mäntysaari (Wintersun) ocupa sua vaga. 

­

- Advertisement -

Antes, para o podcast Amplifica — apresentado por seu ex-colega de Angra, o também guitarrista Rafael Bittencourt —, Kiko havia citado os ciclos exaustivos de turnês e dito apenas que optou por ficar em casa. Agora, abordou toda a situação com mais detalhes em entrevista à Guitar World.

Ao ser perguntado sobre as razões para sair do Megadeth, Kiko explicou que a situação começou quando agendou uma viagem ao Brasil para dezembro último, com o intuito de visitar a família. O artista, que aproveitou a oportunidade para realizar shows e uma palestra no Sesc, não vinha ao país natal há muito tempo, o que passou a virar um problema, em suas palavras.

“Tudo começou quando marquei uma viagem para o Brasil. A última vez que fui para lá havia sido em 2019, antes da pandemia. Cheguei a um ponto em que eu disse: ‘preciso visitar minha família’, então marquei uma viagem durante o período de Ação de Graças em 2023 porque o Megadeth nunca faz nada nessa época.”

Cada vez mais, a ideia de ficar distante dos três filhos — uma menina de 12 anos e dois gêmeos de 7, todos morando na Finlândia — passou a pesar para o guitarrista. Por isso, em junho, decidiu abordar a questão com o líder da banda, Dave Mustaine. 

Leia também:  5 discos sem os quais Ace Frehley não vive

“Quando você é jovem, não é casado e não tem filhos, a mentalidade é ‘quanto mais shows, melhor’. Mas minha filha tem 12 anos agora e eu quero passar um tempo com ela. Também quero estar tocando. Quando entrei para o Megadeth em 2015, eu tinha uma filha pequena e gêmeos que eram recém-nascidos. Eu estava sempre lutando com o fato de que precisava estar em turnê, mas também queria estar em casa com meus filhos e minha esposa. Então, a sensação de ‘devo continuar com isso de rockstar enquanto meus filhos estão em casa?’ continuou surgindo. E quanto mais momentos e datas importantes eu perdia, mais difícil ficava. Ficou mais difícil em 2023, especialmente durante a turnê de verão de três meses. Então eu disse para Dave em junho: ‘isso é demais, não estou sentindo que estou no lugar certo ou com vontade de dar o meu melhor’.”

Busca por substituto e afastamento temporário

A conversa entre ambos aconteceu logo depois do show em que abriram para o Misfits — no dia 24 de junho, em Tampa, na Flórida. Durante o diálogo, o próprio Kiko se ofereceu para encontrar um substituto. 

“Foi complicado para mim dizer isso porque eu queria tocar, mas sabia que precisava estar em casa. E, claro, Dave não estava esperando. Tínhamos acabado de fazer um show na Flórida com os Misfits, e foi logo depois desse show que conversei com Dave. E então a equipe do Megadeth estava lá, e eu avisei que não poderia fazer os shows de setembro. Eu me ofereci para ajudar a encontrar um substituto e fazer o que fosse necessário para ajudar o Megadeth a estar pronto.”

De início, o intuito era apenas não participar das apresentações marcadas para setembro. Porém, novamente, o músico entendeu que era o momento de parar e, de fato, dedicar-se à esfera pessoal de sua vida. 

Leia também:  A música punk que o Pink Floyd teria copiado em “Another Brick in the Wall”

“Minha proposta era não fazer os shows de setembro e ajudá-los a encontrar um substituto, que acabou sendo o Teemu. Mas depois tive algumas situações envolvendo os meus filhos e tive de ir ao médico, e senti que queria estar em casa. E eu entendo, o Megadeth deve continuar, certo? […] Tive que assumir o controle porque sabia que precisava e queria estar em casa. As pessoas que não têm filhos não vão entender, mas se você tiver, você entenderá.”

Kiko Loureiro e Megadeth

Kiko Loureiro entrou para o Megadeth em 2015, quando ocupou a vaga de Chris Broderick, atual membro do In Flames. Ele gravou dois álbuns de estúdio: “Dystopia” (2016), cuja faixa-título venceu um Grammy de Melhor Performance de Metal no ano seguinte, e “The Sick, the Dying… and the Dead!” (2022). Ambos alcançaram o 3º lugar na Billboard 200, principal parada dos Estados Unidos.

Veja também:

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasKiko Loureiro confirma saída definitiva do Megadeth e explica razões
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades