O guitarrista pouco lembrado que conseguia “fazer de tudo”, segundo Brian May

Apesar de não ter sido alçado ao patamar de superstar, músico citado pelo integrante do Queen influenciou incontável número de artistas

Rory Gallagher não se tornou um dos nomes mais conhecidos da guitarra junto ao público. Porém, influenciou um incontável número de músicos que escreveria a história nas décadas seguintes. Um deles é Brian May, que nunca escondeu a admiração pelo irlandês.

Em depoimento ao documentário “What’s Going On – Taste Live At The Isle Of Wight”, de 2015, o membro do Queen contou sua ligação com o saudoso instrumentista. Conforme transcrição do Far Out Magazine, ele declarou:

“Ele é uma das poucas pessoas daquela época que conseguia fazer qualquer coisa com sua guitarra. Parecia ser mágico. Lembro-me de olhar para esta Stratocaster surrada e pensar como aquele som saiu dali? Como ele faz isso?”

- Advertisement -

A fácil acessibilidade a Rory também contribuiu com sua reputação, como lembra o britânico.

“Éramos meninos e ficávamos rondando o Marquee Club. Íamos até lá e simplesmente chegávamos nele: ‘Oh, olá, Sr. Gallagher. Podemos conversar com você?’ Ele era incrivelmente paciente. Montava o próprio equipamento, esse era o tipo de homem que ele era. Enquanto arrumava tudo, ainda nos dava atenção. Ele não dizia, ‘Saia daqui!’ ou ‘O que vocês estão fazendo aqui?’ Eu perguntava: ‘Como você consegue o som? O que é isso?’ e ele: ‘Ah, é muito simples, eu tenho uma guitarra, e um pequeno amplificador AC 30, que é diferente de tudo, e eu tenho um pequeno amplificador de agudos, um pequeno amplificador de agudos Range Master, e é daí que vem o som’.”

Brian seguiu a dica. E funcionou.

“Peguei o AC 30, o amplificador de agudos e minha própria guitarra caseira, pensando: ‘Será que vai funcionar?’ Fui lugar chamado Take Five na Wardour Street, não muito longe do Marquee, encontrei um AC30 velho e surrado que estava à venda por 50 libras, eu acho. Conectei um amplificador de agudos Range Master com minha guitarra e ele me deu o que eu queria. Isso fez o instrumento falar. Então, foi Rory quem deu o som que tenho até hoje. Essa é a minha voz. Tenho muito a agradecer a ele.”

Influenciando Brian May até com relação aos fãs

As gentilezas pessoais também refletiram na maneira como Brian May trata os fãs.

“Ele me ensinou a não ser um idiota. Tantas pessoas chegam para conversar e artistas dizem: ‘Oh, estou muito ocupado’. Rory sempre foi um cavalheiro, tinha tempo para seus fãs. Muitas, muitas vezes, esbarrei nele e era sempre o mesmo. Acho que a última vez que o encontrei foi em algum estúdio em Shepherd’s Bush. Foi exatamente a mesma coisa.

Ele disse: ‘Oh, olá Brian. Como você está?’ Tinha um jeito cavalheiresco e gentil. Tratou-me exatamente da mesma forma de quando eu era uma criança e ele uma estrela no Marquee. Sempre foi educado, atencioso e com tempo para conversar. Então, foi isso que tirei de Rory. E meu Deus, como sabia tocar aquela guitarra.”

Sobre Rory Gallagher

Rory Gallagher faleceu em 14 de junho de 1995, aos 47 anos, poucos meses após ter sido submetido a um transplante de fígado. Com o passar dos anos, sua obra ganhou nova atenção, o garantindo um status de cult entre os maiores guitar heroes do planeta.

Leia também:  Smashing Pumpkins anuncia Kiki Wong como nova guitarrista

Além de Brian May, nomes como Eric Clapton, Alex Lifeson (Rush), Johnny Marr (The Smiths), The Edge (U2) e Vivian Campbell (Def Leppard, Last in Line) o citaram como referência.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasO guitarrista pouco lembrado que conseguia “fazer de tudo”, segundo Brian May
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades