Diretor de “O Exorcista” e “Operação França”, William Friedkin morre aos 87 anos

Último filme dirigido pelo cineasta deve estrear no Festival de Veneza 2023, em setembro

O cineasta americano William Friedkin, vencedor do Oscar em 1972 pelo filme “Operação França” e diretor do clássico do horror “O Exorcista”, morreu nesta segunda-feira (7) em Los Angeles. Ele tinha 87 anos.

A notícia foi confirmada ao The Hollywood Reporter pela esposa do cineasta, Sherry Lansing, ex-presidente da Paramount entre 1992 e 2004. A causa não foi informada.

- Advertisement -

Friedkin fez parte da geração de diretores apelidada Nova Hollywood, junto com Francis Ford Coppola, Brian De Palma, Peter Bogdanovich, Martin Scorsese e outros, trazendo uma nova linguagem visual ao cinema americano, influenciada pela mistura de realismo e inovação visual feita na Europa.

O primeiro grande sucesso de Friedkin foi o thriller policial “Operação França”, que arrecadou US$ 75 milhões nas bilheterias e foi vencedor de cinco Oscars – Melhor Filme, Diretor, Ator (Gene Hackman), Montagem e Roteiro Adaptado.

Leia também:  Journey: como Neal Schon e Jonathan Cain fizeram as pazes, segundo Deen Castronovo

Dois anos depois, seu filme seguinte, “O Exorcista”, se tornou um dos maiores sucessos da década. Rendeu US$ 428 milhões nos cinemas e tornou-se o primeiro longa de terror a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme.

A carreira do cineasta viveu altos e baixos comerciais após isso. “O Comboio do Medo” se tornou um fracasso ao mesmo tempo que “Guerra nas Estrelas” reescrevia a fórmula de sucesso em Hollywood.

Nos últimos 20 anos, a obra de William Friedkin tem passado por uma reavaliação, graças ao sucesso crítico dos seus últimos dois longas, “Bug” e “Killer Joe”, adaptações de peças escritas pelo dramaturgo americano Tracy Letts.

O último filme dirigido por Friedkin, “The Caine Mutiny Court-Martial”, baseado num texto de teatro escrito por Herman Wouk, está programado para estrear no Festival de Veneza 2023, que acontece em setembro.

Leia também:  Ator de “Top Gun” original processa Paramount por uso de imagem em “Maverick”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasDiretor de “O Exorcista” e “Operação França”, William Friedkin morre aos 87...
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como Rock'n'Beats e Scream & Yell.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades