Por que Sex Pistols não é uma banda punk, segundo Glen Matlock

Ex-baixista da banda ressalta que o termo nunca havia sido ouvido antes de a imprensa passar a usá-lo para definir o grupo

Para muitos fãs, o Sex Pistols é a definição do punk enquanto movimento que abalou as estruturas da música na segunda metade dos anos 1970. Para outros, a banda foi algo muito bem tramado para existir por tempo pré-determinado e implodir – o que, combinado ou não, foi exatamente como aconteceu.

Baixista do grupo nos primórdios e em reuniões posteriores, Glen Matlock não concorda com o rótulo. Em entrevista à mais recente edição da Classic Rock, o instrumentista ofereceu uma visão bastante peculiar sobre o tema.

“Quanto à minha banda, não éramos punks, éramos apenas os Sex Pistols. Para mim, os punks foram as bandas que surgiram depois de nós. Mas um nome fica. Na Inglaterra, foram Jonh Ingham, da Sounds, e Caroline Coon, da Melody Maker, que inventaram o termo. Nunca tínhamos ouvido ele antes. Apareceu na imprensa e as pessoas o adotaram.”

- Advertisement -

Anteriormente, Glen já havia dito ao Cryptic Rock, conforme resgate do Rock Celebrities:

“Não havia movimento quando começamos, ele veio depois. Agora tenho a sorte de viajar por todo o mundo, incluindo alguns lugares bastante estranhos e o punk se tornou sinônimo para pessoas cuja música é talvez um pouco mais inteligente nas entrelinhas e não se curva ao que se espera. Então, isso não é uma coisa ruim. Acho que o espírito ou a intenção é o mais importante.”

Glen Matlock hoje

Atualmente, Glen Matlock vem acompanhando o Blondie em turnê pela Europa como guitarrista. Ele substitui temporariamente Chris Stein, em tratamento por conta de problemas cardíacos. Em 2024, seguirá na estrada com o baterista do grupo, Clem Burke, na “Lust for Life Tour”.

Leia também:  Por que Eddie Van Halen parou de jogar palhetas ao público em shows nos anos 2000

No início do ano, o músico lançou o álbum “Consequences Coming”. É o quinto trabalho de estúdio do inglês com sua banda solo, The Philistines.

*Foto: Koen Suyk / CC0 1.0

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que Sex Pistols não é uma banda punk, segundo Glen Matlock
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades