A música usada pelo Led Zeppelin para enganar estações de rádio

Faixa do primeiro disco teve duração escrita errada propositalmente na contracapa visando confundir disc jockeys

No auge do rádio como meio difundidor de novos artistas, era algo absolutamente comum bandas lançarem versões editadas das músicas escolhidas para divulgação de suas obras. Como o formato das programações não permitiam a veiculação de canções longas, era a solução mais hábil, além de transformar singles em itens disputados por colecionadores pelo fato de conter versões diferentes das que entravam nos discos.

Mesmo assim, nem todo mundo aceitava se adequar ao formato. Como observado pelo site Far Out Magazine, o Led Zeppelin foi um exemplo.

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Quando “How Many More Times” foi escolhida como faixa de trabalho do seu primeiro álbum, o quarteto optou por enganar os disc jockeys ao invés de “jogar o jogo”. Embora a duração seja de 8 minutos e meio, a contracapa sinalizava que ela totalizava 5 minutos a menos – ou seja, 3 minutos e meio. Apesar da canção não fazer o tipo “radio friendly”, a ideia era tentar enganar um apresentador menos atento.

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Embora não tenha se tornado um hit, a canção foi presença frequente em setlist de shows. Com 181 execuções ao vivo, é a 11ª mais tocada na história da banda – fora as 93 aparições no repertório do Page/Plant, além das carreiras solo e projetos da dupla.

Led Zeppelin e “How Many More Times”

Última faixa de “Led Zeppelin I” (1969), “How Many More Times” foi assinada pelos quatro membros da banda. Foi um dos três registros da história do grupo onde o guitarrista Jimmy Page usou o arco de violino em seu instrumento.

Algumas ideias que foram encaixadas no arranjo já vinham acompanhando o músico desde o tempo de seu conjunto anterior, o The Yardbirds. O título é uma alusão/homenagem a “How Many More Years”, do bluesman Howlin’ Wolf, lançada em 1951.

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João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

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