O melhor guitarrista do rock and roll, segundo Eric Clapton

Lenda do instrumento entende que o músico considerado criador do gênero é o mais importante, influente e copiado de todos

Não são poucos os grandes nomes da história da guitarra que colocam Eric Clapton como o melhor de todos os tempos. Um deles é incontestável: Eddie Van Halen sempre citou o lendário instrumentista como o seu preferido. Porém, o próprio tem uma opinião diferente sobre quem está à frente de todos.

Durante depoimento ao documentário “Hail! Hail! Rock’ n’ Roll” (1987), transcrito pelo site Far Out Magazine, o músico citou o pai do rock como o maior de todos.

“Se você quer tocar rock and roll ou qualquer estilo mais animado e quiser dar uma volta na guitarra, acabará tocando como Chuck Berry. Porque, na verdade, há poucas outras opções. Não há muitas outras maneiras de tocar rock and roll além de como Chuck toca. Ele realmente estabeleceu as regras para esse tipo de música.”

- Advertisement -

E para quem pensa que a sonoridade de Berry é simplória e repetitiva, Clapton discorda.

“Há toda uma mistura de coisas que ouço, música latina, country, jazz… tudo isso forma um belo híbrido. Ouvi histórias de que ele era muito amargo e achava que as pessoas o haviam enganado e, para pensar assim, você deve estar ciente de quão longe sua influência se espalhou.”

Leia também:  Quando Taylor Hawkins indicou o novo vocalista do Yes

Chuck Berry, o ídolo de Erick Clapton e tantos outros

Nascido em St. Louis, Missouri, Charles Edward Anderson Berry é reconhecido como o músico que desenvolveu os principais elementos do que viria a ser conhecido por rock and roll, através do rhythm & blues e da música gospel.

Seu período de maior sucesso e influência ocorreu entre 1955 e 1962, quando integrou o cast da Chess Records. Depois ainda passou pela Mercury, sem a mesma relevância. Dos anos 1980 para a frente atuou cada vez mais como uma atração de nostalgia. Um momento de renovação de público ocorreu graças ao filme supracitado, onde se apresentou com uma banda que contava com nomes como Keith Richards e Eric Clapton.

Colecionou passagens pela cadeia pelos mais diversos motivos, como abusos físicos, sexuais, comportamentos públicos inadequados, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Morreu dia 18 de março de 2017, em decorrência de um ataque cardíaco.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO melhor guitarrista do rock and roll, segundo Eric Clapton
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades