IA recria voz de Renato Russo cantando hit sertanejo “Batom de Cereja”

Responsável pela versão inusitada do hit de Israel e Rodolffo explicou suas motivações e apoiou debate ético sobre a tecnologia

A moda de usar inteligência artificial em música gerou muita coisa sincera vindo da galera que fala inglês, então o brasileiro precisava dar uma zoada. Entra em cena Jéferfon Menezes, conhecido no Twitter como JefinhoMenes, que criou uma versão da canção sertaneja “Batom de Cereja” (hit de Israel e Rodolffo) na voz de Renato Russo.

Em entrevista para o jornal O Estado de S. Paulo, Jéferfon fala sobre a motivação por trás do experimento, que surgiu a partir de um estudo sobre inteligência artificial:

“Eu ficava incomodado com o áudio ruim de alguns microfones. Aí fui pesquisar sobre. Nisso, percebi que isso também teria uma finalidade curiosa, como fazer a voz de uma pessoa cantando outra música. Eu treinei a voz do Renato, em específico, porque o último CD dele em vida tem uma música não terminada; e em outras músicas, ele já estava debilitado. Queria ver como ficaria. Aí acabei aproveitando para fazer essa brincadeira.”

- Advertisement -

Quando à reação do público, ele se mostrou desportivo com quem não gosta e reconhece a validade do debate ético.

“É um mix de sentimentos. A maioria gosta, mas tem uns fãs mais chatos que reclamam. E uma outra parte significativa expõe suas preocupações com o que pode ser feito por meio da inteligência artificial – o que acho altamente válido.”

Confira abaixo a “versão” de “Batom de Cereja” e a original.

Leia também:  Por que Joe Perry não aprovou “Dream On”, do Aerosmith, de início
https://twitter.com/JefinhoMenes/status/1653238648626716673

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesIA recria voz de Renato Russo cantando hit sertanejo “Batom de Cereja”
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como Rock'n'Beats e Scream & Yell.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades