Como Val Kilmer se preparou para interpretar Jim Morrison em filme

Ator incorporou até mesmo a rotina alcoólica do rockstar à sua vida no período pré-gravações

De “Top Gun” a “Batman Eternamente”, Val Kilmer interpretou os mais diversos papeis em sua conceituada carreira. Porém, nenhum exigiu tanto preparo quanto viver Jim Morrison em “The Doors”, cinebiografia lançada em 1991 e dirigida por Oliver Stone.

Apesar de criticada por alguns – inclusive os colegas de banda do vocalista –, a performance do ator contou com dedicação ímpar. Para a audição, Kilmer se gravou por oito minutos enquanto agia como as várias personas que Morrison adotou ao longo de sua carreira. No final das filmagens, estava tão obcecado com a música da banda e a vida do frontman que precisou fazer terapia para se recuperar adequadamente.

- Advertisement -

Em entrevista ao jornalista Bobbie Wygant (transcrita pelo site Far Out Magazine), ele declarou:

“Eu não fui seduzido por seu estilo de vida, mas tive que e precisava – para o papel – ser tão disciplinado quanto ele nessas escapadas. Jim era um bêbado muito disciplinado tanto quanto era um artista disciplinado. Quero dizer, ele estava procurando por inspiração a cada segundo do dia.”

Leia também:  O grande diferencial de Randy Rhoads na guitarra, segundo Bob Daisley

Ao longo de sua preparação, Kilmer aprendeu cerca de 50 músicas do The Doors, das quais 15 acabaram entrando no filme. Conta-se que até mesmo o baterista John Densmore e o guitarrista Robby Krieger confundiram sua voz com a de Morrison em uma gravação apresentada a eles, tamanha a semelhança vocal, além da física, que já era impressionante.

Muito disso se deveu também à colaboração do produtor Paul A. Rothchild, que lhe contou histórias sobre o frontman da banda e ajudou com com algumas expressões e maneirismos.

Apesar da dedicação, o filme dividiu opiniões especialmente pela visão apresentada pelo diretor Oliver Stone. Críticas foram feitas à falta de rigor histórico e como Jim foi retratado.

Leia também:  A trágica história por trás do filme “Ferrari”, com Adam Driver

Val Kilmer, Jim Morrison e o filme “The Doors”

“The Doors”, o filme, faturou cerca de US$ 34 milhões em bilheteria, superando por pouco os US$ 32 milhões investidos em sua produção.

Antes de Val Kilmer, Oliver Stone chegou a oferecer o papel de protagonista a Ian Astbury. O vocalista do The Cult recusou por não concordar com a maneira como seu ídolo era retratado no roteiro. Bono (U2) e Michael Hutchence (INXS) se interessaram, mas não foram efetivamente considerados.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo Val Kilmer se preparou para interpretar Jim Morrison em filme
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades