Keith Levene, fundador do The Clash e Public Image Ltd, morre aos 65 anos

Causa oficial não foi confirmada, mas músico sofreu de câncer no fígado em tempos recentes

O músico Keith Levene morreu na última sexta-feira (11) aos 65 anos. A causa oficial do falecimento não foi revelada, mas é sabido que ele vinha enfrentando um câncer no fígado em anos recentes.

Nascido em Londres, Julian Keith Levene começou a se interessar por música através do rock progressivo. Aos 15 anos, chegou a trabalhar como roadie do Yes durante a turnê do álbum “Close to the Edge” (1972). Foi um dos membros fundadores do The Clash, um dos grupos referenciais da cena punk mundial, sendo o responsável por convencer Joe Strummer a se juntar à banda. Saiu antes da gravação do primeiro disco, pelo qual ganhou créditos de compositor na música “What’s My Name”.

- Advertisement -

Após o fim do Sex Pistols, se juntou ao vocalista John Lydon/Johnny Rotten. Juntos criaram o PiL (Public Image Ltd.). Keith gravou os três primeiros álbuns do grupo: “First Issue” (1978), “Metal Box” (1979) e “Flowers of Romance” (1981). Saiu em 1983, após divergências com o cantor em relação ao direcionamento musical do que seria o quarto disco, “This Is What You Want… This Is What You Get” (1984).

Leia também:  Rock in Rio 2024 terá Avenged, Evanescence, Deep Purple e Incubus, segundo jornalista

Em 1985 se mudou para os Estados Unidos, fixando residência em Los Angeles. No ano seguinte, trabalhou com o Red Hot Chili Peppers nas demos de “The Uplift Mofo Party Plan”, terceiro trabalho de estúdio da banda. Os músicos retribuíram tocando no primeiro álbum solo de Keith, “Violent Opposition” (1989). Também colaborou com nomes como Ice-T e Pigface.

O escritor Adam Hammond, responsável por divulgar a notícia da morte, escreveu em suas redes sociais:

“Não há dúvida de que Keith foi um dos guitarristas mais inovadores, audaciosos e influentes de todos os tempos. Procurou criar um novo paradigma na música e, com colaboradores dispostos como John Lydon e Jah Wobble, conseguiu fazer exatamente isso. Seu trabalho de guitarra durante os nove minutos de ‘Theme’, a primeira faixa do primeiro álbum do PiL, definiu o que a música alternativa deveria ser.

Também fundou o Clash com Mick Jones e teve uma grande influência em seu som inicial. Muito do que ouvimos hoje se deve ao trabalho de Keith, alguns reconhecidos, a maioria não.”

O último lançamento de Levene foi o EP “Meeting Joe aka The Guardian”, em 2015. Em anos recentes, ele vinha investindo em Bitcoin e outras formas de criptomoeda.

Leia também:  Smashing Pumpkins anuncia Kiki Wong como nova guitarrista

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasKeith Levene, fundador do The Clash e Public Image Ltd, morre aos...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades