Max e Iggor Cavalera trazem cacique da tribo Xavante para discurso durante show em SP

Responsável por receber o Sepultura em sua aldeia durante a produção do álbum “Roots”, Paulo Cipassé Xavante fez alerta sobre preservação do meio ambiente

Paulo Cipassé Xavante, cacique da tribo Xavante que recebeu o Sepultura em sua aldeia durante a produção do álbum “Roots” (1996), subiu ao palco do show realizado por Max e Iggor Cavalera na Audio, em São Paulo, no último domingo (7). A apresentação celebrava justamente o sexto disco de estúdio da banda, em turnê que comemora o 25º aniversário de lançamento.

A participação de Cipassé ocorreu após a performance da música “Itsári”, gravada na própria tribo com a colaboração dos indígenas. Conforme acompanhado por IgorMiranda.com.br, o cacique iniciou seu discurso destacando a importância de “Roots”, álbum descrito como a realização de um sonho.

“Como o Max falou, fui responsável por realizar esse sonho, que cedeu o álbum ‘Roots’, feito pelo trabalho do Max e do Iggor. Era um sonho, que foi concretizado 25 anos atrás. Sou Cipassé Xavante, sou cacique da aldeia, lidero a terra indígena Pimentel Barbosa. Estou representando a terra indígena Pimentel Barbosa, no estado do Mato Grosso, da tribo Xavante. Estou aqui presenciando esse show tão lindo.”

- Advertisement -
Leia também:  The Edge (U2) é um cientista da guitarra, segundo Max Cavalera

Em seguida, Cipassé lembrou que “Itsári” é uma dança de cura para sua tribo e conscientizou o público no que diz respeito à preservação do meio ambiente. Vários fãs no local puxaram gritos com críticas e ofensas ao atual presidente da República, Jair Bolsonaro.

“A música ‘Itsári’ é uma dança de cura. Por isso, essa música é muito sagrada, muito importante. Por isso, nesse momento, como é uma dança de cura, eu queria levar a mensagem para vocês e chamar vocês neste momento. Como vocês sabem, estamos vivendo um momento muito delicado com relação à vida. Precisamos respeitar ao próximo para vivermos em paz e ter um momento melhor. Para isso, precisamos respeitar a vida. Por isso, queria chamar vocês com responsabilidade para a gente preservar o meio ambiente, que é a nossa vida, nossa casa. Ela representa como se fosse a nossa vida. Não é responsabilidade só do povo indígena. É de cada um de vocês, de cada ser humano. Se não cuidarmos do que estamos vivendo nesse planeta, daqui 50 anos, não existirá nem meio ambiente, nem ser humano. É essa mensagem que quero levar a vocês.”

Cipassé deixou o palco ovacionado pelo público e foi elogiado por Max Cavalera, que declarou:

“Cipassé para presidente, ele é f#da. Esse cara era f#da já quando a gente se conheceu, ele nos tratou muito bem, ficamos três dias na aldeia com ele gravando. E saiu o ‘Roots’, que mudou o mundo, mudou o metal para sempre.”

Leia também:  Korn, Gojira e Spiritbox anunciam turnê norte-americana na época do Knotfest Brasil

Um vídeo com o discurso do cacique Paulo Cipassé Xavante está disponível no player a seguir. Uma resenha com fotos e vídeos do show realizado por Max e Iggor Cavalera na Audio, em São Paulo, pode ser conferida clicando aqui.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasMax e Iggor Cavalera trazem cacique da tribo Xavante para discurso durante...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades