A música de Syd Barrett solo que deixa Roger Waters arrepiado só de falar

Membro fundador do Pink Floyd gravou dois álbuns com ajuda dos amigos após sair da banda

Após sair do Pink Floyd, Syd Barrett lançou dois álbuns solo, ambos em 1970. “The Madcap Laughs” e “Barrett” foram registrados com apoio de seus antigos colegas. Acabaram sendo seus últimos trabalhos antes de abandonar em definitivo a indústria musical.

­

- Advertisement -

Uma canção em específico conquistou Roger Waters. Em entrevista de 2001 ao jornalista John Edginton, o músico revelou possuir um apreço especial pela canção do homem ao qual sucederia na liderança da banda, a projetando ao sucesso definitivo.

Disse o vocalista e baixista, conforme resgate do Far Out Magazine:

“Para mim, a joia daquele período foi ‘Dark Globe’. Ainda me pego sentado, posso estar dirigindo o carro e certamente irei cantá-la.”

Roger reconhece que se trata de uma obra artística fora dos padrões. Ainda assim, é justamente onde está sua beleza.

“É uma música estranha e louca, mas me causa arrepios só de falar nela. E sei que muitas pessoas se sentem da mesma forma.”

Sobre “The Madcap Laughs”

Leia também:  O único rockstar com o qual Noel Gallagher diz se identificar

“The Madcap Laughs” teve participação de Waters e David Gilmour, além de músicos como Jerry Shirley (Humble Pie) e Robert Wyatt (Soft Machine). A sonoridade conta com influências folk e psicodélicas, alternando camadas de violões e guitarras.

As sessões de gravação aconteceram em Abbey Road e duraram mais de um ano, com cinco produtores diferentes – incluindo Roger – participando do processo. Chegou ao 40º lugar na parada britânica. O desempenho foi considerado discreto, porém satisfatório pela gravadora, que deu sinal verde para um segundo disco.

Vida e morte de Syd Barrett

Nascido em Cambridge, Inglaterra, Roger Keith Barrett começou a tocar ukulele aos 10 anos, passando para o banjo e violão antes de chegar à guitarra aos 15. Construiu seu primeiro amplificador sozinho.

Foi membro fundador do Pink Floyd, participando dos primeiros singles e o álbum de estreia, “The Piper At The Gates Of Dawn”. Caracterizava-se pelo estilo psicodélico de tocar, com acordes dissonantes, efeitos e distorções. Morreu em 7 de julho de 2006, devido a um câncer pancreático agravado pelo diabetes.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA música de Syd Barrett solo que deixa Roger Waters arrepiado só...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades