O que Jack White pensa sobre a enorme fama de “Seven Nation Army” nos esportes

Clássico riff do White Stripes é cantarolado por torcidas e públicos de todos os esportes ao redor do mundo

Original de 2003, “Seven Nation Army” é um exemplo perfeito de criatura que se torna maior que seu criador. A canção do White Stripes, presente no álbum “Elephant”, ganhou vida própria através dos cantos de torcidas em eventos esportivos – com ênfase no futebol.

Embora não haja uma explicação oficial para o início do fenômeno, tudo indica que os torcedores do Club Brugge KV, da Bélgica, foram os pioneiros na adoção da música. O registro mais antigo vem de um jogo contra o Milan na UEFA Champions League em outubro do ano de lançamento da composição.

- Advertisement -

A seguir, os italianos a adotaram e ela foi entoada nos estádios durante a Copa do Mundo de 2006, vencida pela Squadra Azzurra – seu quarto e último título até o momento.

Em entrevista à CBC, do Canadá (transcrita pelo Ultimate Guitar), Jack White analisou o impacto duradouro da faixa quase duas décadas depois.

“Em algum lugar da década passada, não sei o ano das Copas do Mundo, mas lembro que a Itália venceu a Copa do Mundo. Até o presidente do país cantou a música de uma sacada com a multidão, comemorando. Pensei: ‘meu Deus, como isso pode ter acontecido?’ Depois me contaram sobre como isso começou no mundo do futebol na Europa. Imaginamos à época: ‘bem, foi ótimo enquanto durou’. Achei que isso iria embora no ano seguinte, e continuou, e então se mudou para a América.

Foi o Baltimore Ravens? E então o Miami Heat estava absorvendo no basquete, depois o Baltimore Orioles no beisebol e assim por diante. E enquanto isso acontecia, as pessoas estavam começando a dizer: ‘Ei, isso não deveria ser uma coisa de Detroit? Como é que as equipes de Detroit não estão fazendo isso?’ Então a Universidade de Michigan começou a cantar, assim como seus rivais de Ohio. Continuei ouvindo essas histórias e estou me lembrando delas, porque cada uma era uma coisa tão bizarra, de coçar a cabeça. Até hoje não consigo entender por que aconteceu.”

Leia também:  Lita Ford diz que muitos estranhavam ao ver uma mulher tocando guitarra

A melodia vocal de Jack White

Jack White também entende que o fato de a parte cantada ser uma melodia ao invés de uma letra estabelece conexões com diferentes culturas. Mesmo que a pessoa a entoando não fale inglês. E usou o Queen como outro exemplo.

“Você poderia entrar na teoria musical sobre isso ou algo assim, mas há quase algum tipo de intervalo melódico universal que desencadeia nas pessoas. As pessoas podem gritar ‘We Will Rock You’, elas estão cantando em inglês, mas não deixa de ser um ritmo. ‘We Will Rock You’ é um canto rítmico.

No caso de ‘Seven Nation Army’ é uma melodia. Não havia esse costume na América, mas na Inglaterra acontece há décadas. Então, esta é talvez a primeira experiência deles com esse tipo de cântico de futebol que você veria na Europa.”

White Stripes e “Seven Nation Army”

“Seven Nation Army” ganhou o Grammy na categoria Melhor Canção de Rock no ano seguinte ao seu lançamento. Ficou no topo da parada Modern Rock da Billboard por 3 semanas. Na Europa, por conta do que se tornou, teve sucesso ainda maior. Só no Reino Unido, o single vendeu quase 2 milhões de cópias.

Leia também:  Como Joni Mitchell representa o maior arrependimento de Robby Krieger

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO que Jack White pensa sobre a enorme fama de “Seven Nation...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades