Disney pode perder direitos de exclusividade sobre Mickey Mouse em 2024

Em teoria, qualquer um pode criar histórias com o personagem a partir desta data, mas vai ser difícil dissociá-lo da empresa criadora

Mickey Mouse é o maior símbolo da Disney e de tudo o que a companhia representa, mas o camundongo mais famoso do mundo pode seguir por outros caminhos a partir de 2024. De acordo com a lei de direitos autorais dos Estados Unidos, o personagem entra em domínio público daqui a dois anos, quando sua criação completa seu 95º aniversário.

Dessa forma, qualquer um poderia usar a figura do Mickey para criar novas histórias e qualquer tipo de material. A situação abre um novo leque de possibilidades, certo?

Talvez não. A precavida Disney tem associado sua marca ao Mickey ao longo de todos esses anos. Em entrevista ao jornal The Guardian, o especialista em direito na indústria de filmes e entretenimento Daniel Mayeda, explicou melhor a situação.

“Você pode usar o personagem Mickey Mouse como foi originalmente criado para criar suas próprias histórias do Mickey Mouse ou histórias com esse personagem. Mas se você fizer isso de uma forma que as pessoas vão pensar na Disney – o que é bem provável, porque eles estão investindo nesse personagem por tanto tempo – então, em teoria, a Disney poderia dizer que você violou seus direitos autorais.”

Mickey Mouse em domínio público

O que deve acontecer com Mickey Mouse talvez em menor escala, devido à fama do personagem, é mais ou menos o que já aconteceu com o Ursinho Pooh e sua turma. A história original caiu em domínio público recentemente e até mesmo um filme de terror estrelado pela turma do Bosque dos Cem Acres está sendo produzido.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados
Total
1
Share