Jaqueta de Tom Cruise em “Top Gun: Maverick” gera polêmica com a China

Plateias de Taiwan comemoram a presença da bandeira do país em peça de roupa do personagem Pete "Maverick" Mitchell; território é considerado "rebelde" pelo governo chinês

Um detalhe no filme “Top Gun: Maverick” tem desagradado o governo chinês, que censura conteúdo artístico vindo de fora. Na sequência do clássico longa de 1986, voltou a aparecer em uma jaqueta usada por Tom Cruise a bandeira de Taiwan, considerada uma província rebelde pela China.

Nas costas da peça de roupa do personagem Capitão Pete “Maverick” Mitchell, há um grande patch que ele usa em homenagem ao falecido pai. Nele constam as bandeiras dos Estados Unidos, Japão e Taiwan.

- Advertisement -

Curiosamente, nos primeiros trailers, a jaqueta aparece com modificações, mantendo apenas a bandeira americana.

De acordo com o site de notícias taiwanês SETN, o filme tem feito sucesso na ilha após fãs perceberam que no corte final, as bandeiras dos países asiáticos foram mantidas. Há relatos de aplausos e comemorações em salas de cinema sempre que Tom Cruise aparece usando a jaqueta.

Já do outro lado do estreito de Taiwan, não há motivos para felicidade. “Top Gun: Maverick” não deve ser lançado na China, a não ser que mudanças sejam feitas para retirar bandeiras não só de Taiwan, como também do Japão.

Leia também:  Temple of the Dog lançou único álbum há 33 anos; veja outros fatos da música em 16 de abril

Em entrevista para a Bloomberg (via The Guardian), o produtor de cinema Chris Fenton disse que é altamente improvável que qualquer alteração seja feita para agradar o mercado chinês, prática que tem sido comum em Hollywood nos últimos anos.

China, Taiwan e Hollywood

A censura chinesa já havia sinalizado seu desagrado com “Top Gun: Maverick” durante a produção. Na época, a empresa estatal de tecnologia Tencent retirou seu investimento de US$ 170 milhões no filme. Segundo o The Wall Street Journal, o motivo seria o mal-estar do governo local com a exaltação militar americana na obra.

Geralmente, detalhes que podem ofender ou ir contra a ideologia do governo chinês são alterados ou cortados de filmes, o que não aconteceu dessa vez. A questão de Taiwan, em específico, é muito sensível para a China continental. A ilha se declara como país independente e tem legislação mais flexível, enquanto a República Popular da China considera o território como província rebelde, assim como acontece em relação ao Tibete.

Sobre “Top Gun: Maverick”

A produção de “Top Gun: Maverick” foi adiada duas vezes: em 2019 por conta da complexidade das cenas com aviões e no ano seguinte devido à pandemia. Além de Tom Cruise, o elenco conta com nomes como Miles Teller, Jennifer Connelly, John Hamm e Glen Powell.

Leia também:  Em relato sincero, Jon Bon Jovi revela quando problemas vocais começaram

Porém, a obra finalmente está em cartaz. A direção é de Joseph Kosinski, com roteiro escrito por Ehren Kruger, Eric Warren Singer e Christopher McQuarrie. A sinopse oficial detalha a história da seguinte forma:

“Depois de mais de trinta anos de serviço como um dos principais aviadores da Marinha, Pete ‘Maverick’ Mitchell (Tom Cruise) está onde pertence: é um corajoso piloto de testes e continua evitando o seu avanço na patente, que o colocaria fora das aeronaves. Quando ele precisa treinar um destacamento de graduados TOP GUN para uma missão especializada da qual nenhum piloto vivo jamais participou, Maverick conhece o tenente Bradley Bradshaw (Miles Teller), conhecido como ‘Rooster’, filho do falecido amigo de Maverick e Oficial de Interceptação de Radar, tenente Nick Bradshaw, também conhecido como “Goose”.

Enfrentando um futuro incerto e confrontando os fantasmas de seu passado, Maverick é arrastado a uma luta com seus medos mais profundos, culminando em uma missão que exige um sacrifício final daqueles que serão escolhidos para voar.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasJaqueta de Tom Cruise em “Top Gun: Maverick” gera polêmica com a...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades