Como Elton John acabou fazendo a trilha sonora do filme “O Rei Leão”

Cantor foi convidado pelo compositor Tim Rice, que originalmente queria o Abba; resultado não empolgou executivos de início, mas trilha fez enorme sucesso junto ao longa

Se você está na faixa dos 30 e poucos anos, com certeza se divertiu e se emocionou assistindo na infância ao clássico “O Rei Leão”, uma das animações mais famosas e bem-sucedidas da Disney. A história de Simba e sua jornada para se tornar Rei das Terras do Reino ainda continua muito popular e ganhou diversos prêmios de cinema, incluindo o Oscar, além de um remake em 2019.

O longa também se tornou marcante por conta de sua trilha sonora, que continua na mente de muitos fãs até hoje. Quem esteve envolvido com sua produção foi nada mais, nada menos que Elton John, responsável por compor e gravar algumas canções originais para a animação.

- Advertisement -

Abaixo, entenda melhor como John contribui para o projeto, além de outras duas curiosidades envolvendo o cantor e a animação.

“O Rei Leão” e Elton John

A Disney convidou o escritor e compositor Tim Rice para desenvolver a trilha sonora de “O Rei Leão”. Ele já havia feito as canções usadas em “Aladdin”, junto de Alan Menken, e aceitou o novo convite, desde que pudesse trabalhar, mais uma vez, junto com um parceiro.

Menken, porém, estava indisponível naquele momento. Então, Rice teve a ideia de chamar Elton John para ajudá-lo. Ele cogitou convidar o Abba (que estava inativo desde 1982), mas um dos integrantes, Benny Andersson, também estava ocupado.

Inspirado pela trilha de “Mogli – O Menino Lobo” (1967), Elton deixou claro que queria compor canções que agradassem tanto crianças quanto adultos. Nasceram assim cinco músicas originais para “O Rei Leão”. São elas: “Circle of Life”, “I Just Can’t Wait to Be King”, “Be Prepared”, “Hakuna Matata” e “Can You Feel the Love Tonight”.

Em português, sem contar “Hakuna Matata”, as canções ganharam os seguintes títulos: “Ciclo sem Fim”, “O Que Eu Quero Mais É Ser Rei”, “Se Preparem” e “Nesta Noite o Amor Chegou”, respectivamente.

Entre todas, “Can You Feel the Love Tonight” foi a mais bem-sucedida das canções originais de “O Rei Leão”.

A versão cantada pelo próprio Elton John foi executada durante os créditos da animação e ganhou diversos prêmios, com destaque para o Oscar de melhor canção original e o Grammy para melhor performance masculina pop. Chegou ainda ao topo das paradas de países como França e Canadá, também atingindo o 4º lugar nos Estados Unidos, 9º na Austrália e 14º no Reino Unido.

Leia também:  Por que o Evanescence foi “contracultura” em “Fallen”, segundo Amy Lee

Sobrinho de Walt Disney não queria Elton

Com o sucesso feito pela trilha sonora de “O Rei Leão”, fica até difícil imaginar como teria sido o longa sem a presença de Elton John, não é mesmo? Pois saiba que isso quase aconteceu.

Uma das razões para Tim Rice ter convidado Elton foi porque ele queria um toque de rock para a animação. Quem não gostou da ideia foi Roy E. Disney, sobrinho de Walt Disney, que ocupava um alto cargo executivo no estúdio na época.

O motivo? Ele queria que “O Rei Leão” tivesse uma pegada mais documental, o que não se casaria com o estilo de John. Em entrevista ao Los Angeles Times, o executivo afirmou:

“Não me considerava um fã (de Elton John). Brincamos bastante que meu conhecimento de música popular acabou quando Glenn Miller (famoso músico de jazz dos anos 1930 e 1940) parou de gravar. Pelo menos é o que meus filhos dizem para mim.”

Além disso, a própria produção do filme não gostou muito do trabalho do astro britânico em um primeiro momento. Eles não se empolgaram tanto ao escutá-lo cantando todas as músicas no decorrer da animação, que era a ideia original do projeto.

“Posso dizer, agora, que eles (os produtores) não ficaram empolgados com as demos. Tínhamos uma adorável demo de Elton cantando ‘Can You Feel the Love Tonight’, mas com ele no piano. Acho que eles não imaginavam que poderia ser cantada na voz dos personagens.”

E o oposto também ocorreu, segundo Roy Disney.

“Também ocorreram outros desentendimentos, alguns mais sérios, pelo caminho. Um deles era que John estava muito desconfiado de ‘Hakuna Matata’.”

Segundo o próprio cantor, essa desconfiança surgiu pelo simples fato de “Hakuna Matata” ser uma canção mais cômica no meio de outras mais românticas. Ele afirmou à revista Time:

“Me sentei para ver a letra e um dos versos dizia ‘quando eu era um filhote’. E aí pensei: ‘como é que chegamos a isso?’”

Leia também:  A reação de Michael Douglas a ter virado sinônimo de droga no Brasil

Fato é que as dificuldades foram superadas. Tanto o filme quanto sua trilha sonora fizeram história. Além do já mencionado sucesso de “Can You Feel the Love Tonight”, o disco que compilava as músicas do longa vendeu mais de 7 milhões de cópias somente nos Estados Unidos, sendo o álbum de trilha de animação mais comercializado da história do país.

Vale destacar que Elton e Tim criaram as cinco canções originais da trilha sonora. As faixas instrumentais são de Hans Zimmer. John gravou versões cantando “Circle of Life”, “I Just Can’t Wait to Be King” e “Can You Feel the Love Tonight”, mas o que se ouve durante o longa são as interpretações feitas pelos voice actors – o elenco trouxe nomes como Lebo M, Carmen Twillie, Jason Weaver, Jeremy Irons, Whoopi Goldberg, Rowan Atkinson e Joseph Williams (Toto), entre outros.

Novo live-action decepcionou o astro

Como os fãs de cinema sabem, a Disney vem produzindo versões live-action de alguns de seus clássicos, como “Cinderela”, “A Bela e a Fera” e “Aladdin”.

Quem também passou pelo mesmo tratamento foi “O Rei Leão”. O novo longa foi lançado em 2019, e apesar de ter arrecadado mais de US$ 1 bilhão em bilheteria, fãs e críticos consideraram o título apenas mediano.

Quem também não ficou muito feliz com o longa foi o próprio Elton John. Na época, em entrevista à British GQ, ele deixou bem claro que ficou desapontado com o trabalho feito para a trilha sonora, que teve o envolvimento da cantora Beyoncé.

“A música era uma parte de destaque do original e a música do novo filme não teve o mesmo impacto. A mágica e a alegria foram perdidas.”

Além disso, John demonstrou seu descontentamento por não ter sido convidado para contribuir com o novo projeto.

“Gostaria de ter sido convidado, mas a visão criativa para o filme e sua música eram diferentes desta vez e não fui bem recepcionado e tratado com o mesmo nível de respeito. Isso me deixa extremamente chateado.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo Elton John acabou fazendo a trilha sonora do filme “O Rei...
Augusto Ikeda
Augusto Ikedahttp://www.igormiranda.com.br
Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua no mercado desde 2013 e já realizou trabalhos como assessor de imprensa, redator, repórter web e analista de marketing. É fã de esportes, tecnologia, música e cultura pop, mas sempre aberto a adquirir qualquer tipo de conhecimento.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades