O curioso motivo que faz Ritchie Blackmore preferir guitarras Fender em vez das Gibson

Lendário ex-integrante do Deep Purple acha “muito mais fácil fluir pelas cordas de uma Gibson”: “as Fenders têm mais tensão, então você tem que lutar um pouco com elas”

A associação de Ritchie Blackmore à guitarra Fender Stratocaster é quase que automática, em uma das maiores identificações de um músico e instrumento na história do rock. Foi com ela que vários riffs e solos icônicos foram criados – além de alguns dos mais ferozes rituais de destruição já registrados em cima de um palco.

Em uma entrevista à revista Guitar World em 1991, o genial e genioso guitarrista explicou essa relação e estabeleceu uma comparação com os modelos da maior concorrente da marca do coração – a qual ele usava até a guinada do Deep Purple para o som pesado a partir do álbum “In Rock” (1970).

“É muito mais fácil fluir pelas cordas de uma Gibson. As Fenders têm mais tensão, então você tem que lutar um pouco com elas. Foi uma relação difícil no começo, mas acabei me apegando. O som me conquistou, especialmente quando acoplado a um wah-wah.”

- Advertisement -
Leia também:  David Ellefson alfineta Metallica e Megadeth ao elogiar Overkill

Influência de Jimi Hendrix?

Em outro momento da conversa, Ritchie Blackmore reflete sobre a mudança em sua forma de tocar a partir dos álbuns “Fireball” (1971) e “Machine Head” (1972). Após o entrevistador perguntar se Jimi Hendrix o influenciou nesse sentido, ele respondeu:

“Fiquei impressionado com Hendrix. Não tanto por seu jeito de tocar, mas por sua atitude – ele não era um grande músico, mas todo o resto nele era brilhante. Até a maneira como ele andava era incrível. Seu jeito de tocar guitarra, no entanto, sempre foi um pouco estranho. Hendrix me inspirou, mas eu ainda gostava mais de Wes Montgomery. Eu também gostava dos Allman Brothers na época desses álbuns.”

Leia também:  O grande problema do Black Sabbath em “Headless Cross”, segundo Iommi

Ritchie Blackmore e as guitarras Fender

Após décadas afastado da guitarra elétrica por conta do trabalho com o Blackmore’s Night, Ritchie se reencontrou com a Fender Stratocaster com o retorno do Rainbow. A volta teve início em 2015 e conta apenas com o guitarrista das outras formações. Ronnie Romero é o vocalista, Jens Johansson o tecladista Bob Nouveau o baixista e David Keith o baterista.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO curioso motivo que faz Ritchie Blackmore preferir guitarras Fender em vez...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades