Tosin Abasi cita brasileiros Yamandu Costa e Andre Nieri em artigo sobre grandes guitarristas

Músico do Animals as Leaders citou que Costa tem “habilidades que rivalizam com Paco De Lucía”; quanto a Nieri, admitiu que ao vê-lo, pensou: “isso que é tocar guitarra perfeitamente”

Um dos grandes nomes da guitarra na atual geração, Tosin Abasi (Animals as Leaders) elaborou um artigo para o site da revista britânica Metal Hammer citando 11 colegas de instrumento fora do heavy metal que merecem ser ouvidos. Dois nomes do Brasil foram citados: Yamandu Costa e Andre Nieri.

Com relação a Costa, violonista gaúcho tido como referência no violão sete cordas modelo brasileiro, Abasi declarou:

“Yamandu Costa é um violonista brasileiro que toca violão clássico de sete cordas de nylon. Ele tem habilidades que rivalizam com Paco De Lucía no que diz respeito à velocidade e clareza da escolha. É simplesmente impressionante.

No metal, o shredding tem tudo a ver com solos ou momentos em que a guitarra está em foco, mas com caras como Yamandu Costa ele está basicamente criando uma mini-sinfonia. Ele é responsável pela execução dos acordes, bem como pelas linhas de baixo e há essas explosões de velocidade, tudo sendo feito em um único instrumento sem o benefício de uma banda. Isso remonta à era clássica de tocar um instrumento virtuosisticamente.”

- Advertisement -
Leia também:  Rock in Rio 2024 confirma NX Zero, Akon e mais, além de mapa do evento

No que diz respeito a Nieri, músico paulista conhecido por seu trabalho junto ao conceituado baterista Virgil Donati, o americano disse:

“Talvez ele seja um pouco mais próximo do metal do que muitas outras pessoas nesta lista. É um cara do rock e é surpreendente. Eu o vi tocar solos e apenas sentei lá pensando: ‘isso que é tocar guitarra perfeitamente’.

A quantidade de paixão, o uso de vibrato e bends – tudo sobre ele me parece apontar um dos guitarristas mais desenvolvidos. Ele tem uma formação rica, pode tocar bossa nova e tem essa coisa de harmonia de acordes que faz parte do repertório dele, mas na guitarra você teria dificuldade em encontrar algo mais impressionante.”

Leia também:  Scorpions divulga 2 shows no YouTube para celebrar 40 anos de “Love at First Sting”

A matéria completa pode ser lida (em inglês) no site da Metal Hammer.

Sobre Tosin Abasi

Além do Animals as Leaders, que lançou recentemente o álbum “Parrhesia”, Tosin Abasi participou recentemente do coletivo Generation Axe. O projeto também contou com Steve Vai, Yngwie Malmsteen, Zakk Wylde e Nuno Bettencourt.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesTosin Abasi cita brasileiros Yamandu Costa e Andre Nieri em artigo sobre...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades