Rafael Bittencourt critica Monark por fala pró-nazismo e pede que público não generalize

Guitarrista do Angra, que tem podcast nos Estúdios Flow, pediu para que público "não generalize esta raiva prejudicando outros profissionais que não compactuam com as atitudes repugnantes do já afastado host do Flow"

Rafael Bittencourt, guitarrista do Angra e apresentador do podcast Amplifica (associado aos Estúdios Flow), se manifestou pelo Instagram, nesta quarta-feira (9), após a polêmica envolvendo o influenciador Monark.

Bruno Aiub, nome real do apresentador do Flow Podcast, disse em um episódio de seu programa que, no Brasil, “nazistas tinham que ter o partido nazista, reconhecido pela lei”. A declaração gerou controvérsia a ponto de ele ter sido desligado do podcast e dos Estúdios Flow – do qual é sócio-fundador. A Procuradoria Geral da República (PGR) investigará se houve crime de apologia ao nazismo.

- Advertisement -

Em meio à repercussão do caso, músicos da cena rock/metal brasileira se manifestaram na última terça-feira (8). João Gordo (Ratos de Porão) e Lucas Silveira (Fresno) estão entre os artistas que pediram para que suas entrevistas ao Flow Podcast sejam removidas do canal.

Em seu comunicado, Rafael disse que tanto ele quanto a equipe do Amplifica estão “consternados com a manifestação irresponsável do Monark sobre os limites da liberdade de expressão”.

“Primeiramente, que fique claro que não temos qualquer vínculo ideológico com o Monark, tampouco concordamos com o conceito de liberdade irrestrita. Ao contrário, nossa missão é utilizar a música como instrumento de transformação cultural, em batalha pela igualdade social que este país tanto necessita. […] Já mostramos que nossa casa está com os braços abertos para os amantes de música e artistas de qualquer gênero, credo, raça ou estilo musical para a troca de idéias e jam sessions que alegrem o público a atinjam o propósito de fortalecer nossa cena.”

Apesar do posicionamento, Bittencourt pediu para que “todos que acompanham nosso programa não generalizem esta raiva prejudicando outros profissionais que não compactuam com as atitudes repugnantes do, já afastado, host do Flow”.

“A mágoa e o ódio também podem gerar injustiças. Não vamos voltar à caça às bruxas, sejamos justos com as inúmeras famílias de funcionários agora beneficiadas com a órbita de oportunidades criada pela empresa.

A expressão ideológica de um indivíduo inconsequente não é a do grupo Estúdios Flow, que é uma empresa idônea, heterogênea, agregadora, humanista, que acolhe diversos comunicadores, dos mais diferentes gêneros e que traz enorme benefício à sociedade com conteúdos relevantes nos mais diversos segmentos da comunicação.”

O músico confirmou que o Amplifica continuará, indicando que o podcast segue como parte dos produtos dos Estúdios Flow.

“Os podcasts são uma conquista do povo. Nós somos a voz do povo em suas diferentes manifestações. Sem isso, voltaremos à hegemonia e massificação da informação por grandes empresas de comunicação. O Amplifica é um espaço independente para os músicos mostrarem seus trabalhos, gerando emprego para os técnicos, artistas e profissionais que se empenham em levar arte para as suas casas sem vínculo com gravadoras ou grandes corporações.

A música e a cultura sofrem com muitas desavenças e contrariedades. Portanto, não deixe as decepções destruírem os seus sonhos. Nós continuaremos este sonho e nada irá nos parar. Seguiremos levando música e conhecimento para todos que querem e precisam. E eu espero que você esteja conosco.”

https://www.instagram.com/p/CZw7KWiAFoz/

Com mais de 3,6 milhões de inscritos em seu canal no YouTube, o Flow Podcast é um dos mais assistidos do país. Anteriormente, a atração já havia perdido patrocinadores por conta de outras declarações de Monark.

Leia também:  Best of Blues and Rock 2024 terá Zakk Sabbath, Joe Bonamassa e mais

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasRafael Bittencourt critica Monark por fala pró-nazismo e pede que público não...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades