Bolsonaro manifesta apoio a Joe Rogan em meio a polêmica com Spotify e artistas

Criticado por Neil Young, Joni Mitchell e outros músicos, podcaster é acusado de disseminar teorias conspiratórias sobre vacinas e medidas sanitárias contra a Covid-19

O presidente da República, Jair Bolsonaro, publicou via Twitter uma mensagem em apoio a Joe Rogan. O comediante e podcaster é alvo de críticas de Neil Young e outros artistas em meio a uma polêmica envolvendo o Spotify.

Young pediu a retirada de seu material da plataforma e foi acompanhado por colegas como Joni Mitchell, Nils Lofgren, David Crosby, Graham Nash, Stephen Stills, India.Arie e Failure. O principal motivo é a permissividade da empresa com a veiculação de mentiras sobre a pandemia – e o The Joe Rogan Experience, exclusivo do aplicativo, vem sendo acusado como o principal disseminador de teorias conspiratórias que expõem as pessoas aos perigos da Covid-19.

- Advertisement -

Em meio à controvérsia, Bolsonaro declarou na noite da última quarta-feira (2):

“Não sei o que Joe Rogan pensa sobre mim ou sobre o meu governo, mas não importa. Se liberdade de expressão significa alguma coisa, significa que pessoas devem ser livres para dizer o que quiserem, concordando ou discordando de nós. Fique firme! Abraços do Brasil.”

O que dizem especialistas e Neil Young

No fim do ano passado, 270 médicos, cientistas e especialistas na área da saúde assinaram carta aberta pedindo ao Spotify que o podcast fosse excluído das playlists devido às “teorias da conspiração infundadas” do apresentador e “o histórico de transmissão de desinformação”.

Leia também:  Câmara dos Deputados aprova projeto da “Lei Taylor Swift”

Ao liderar a ação no meio musical, Neil Young disse que não está tentando censurar ninguém.

“Eu apoio a liberdade de expressão. Nunca fui a favor da censura. As empresas privadas têm o direito de escolher com o que lucrar, assim como eu posso optar por não ter minha música em uma plataforma que divulga informações prejudiciais. Estou feliz e orgulhoso de me solidarizar com os profissionais de saúde da linha de frente que arriscam suas vidas todos os dias para ajudar os outros.”

Spotify e Joe Rogan reagem às críticas

Fundador da plataforma, o CEO Daniel Ek prometeu intensificar o combate a fake news, além de implantar avisos sobre os conteúdos veiculados. Por sua vez, Joe Rogan declarou que será mais cuidadoso com as informações que veicula, assim como mais esclarecido sobre o que seus convidados falarão.

Leia também:  David Gilmour muda foto de perfil, posta vídeo tocando e deixa fãs curiosos
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasBolsonaro manifesta apoio a Joe Rogan em meio a polêmica com Spotify...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades