Burke Shelley, vocalista e baixista do Budgie, morre aos 71 anos

Músico influente para o desenvolvimento do heavy metal enfrentava diversos problemas cardíacos

Burke Shelley, vocalista e baixista do Budgie, morreu aos 71 anos. Ele enfrentava uma série de problemas cardíacos nas últimas décadas, tendo inclusive se afastado dos palcos.

Em 2020, o músico anunciou ter sido diagnosticado com um aneurisma da aorta. Recusou cirurgia devido ao alto risco do procedimento e as possíveis consequências limitadoras que traria.

Nascido em Cardiff, País de Gales, Burke Shelley fundou o Budgie em 1967. Inicialmente o grupo usava o nome Hills Contemporary Grass, depois Six Ton Budgie e, desde 1970, a alcunha que os consagrou.

Nos anos 1970, várias associações foram feitas entre Shelley e Geddy Lee (Rush), tanto pela posição que ocupavam em suas bandas quanto pelo timbre vocal e semelhanças visuais.

Influência de várias bandas de heavy metal, chegando a ter composições regravadas por Metallica e Iron Maiden, Burke Shelley declarou publicamente não se sentir confortável com a associação devido a suas convicções cristãs e a temática abordada por artistas do gênero. Mesmo assim, sempre fez questão de agradecer pelo reconhecimento.

Seu maior sucesso foi a música “Breadfan”, justamente a regravada pelo Metallica. No Brasil, ela serviu de trilha incidental para programas esportivos da Rede Globo, como o Esporte Espetacular e o Globo Esporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados
Total
68
Share