A No Filter foi a primeira turnê de toda a carreira dos Rolling Stones e não contar com Charlie Watts. Coube a Steve Jordan assumir o posto deixado pelo baterista original, que já ficaria de fora devido aos problemas de saúde que enfrentava – a ausência se tornou definitiva com sua morte, ocorrida em 24 de agosto de 2021.
Jordan acompanha o guitarrista Keith Richards em seu trabalho solo há mais de três décadas, sendo não apenas um membro de apoio, mas também assinando composições e produção de discos.
Em entrevista à Rolling Stone, o músico contou como se ambientou à nova realidade, que deve se prolongar por vindouras excursões.
“Conheço as músicas e tenho tocado com Keith por mais de 30 anos. Ele é o motor da banda, junto com a bateria. Ronnie Wood o acompanha e, claro, Mick Jagger é o farol. Se ele está se sentindo confortável com tudo, você obtém um desempenho ainda mais extraordinário do que normalmente consegue. Quando a banda está realmente entrosada, ela atinge outras alturas.”
Steve voltou a ressaltar a maneira como Keith e Ronnie alternam suas guitarras, o que alimenta toda a dinâmica dos shows de uma forma que ele nunca havia presenciado.
“Eles não tocam duas guitarras separadas, estão interligados. Nenhuma outra banda tem isso. Alguns tentam imitar, mas não dá. Funciona como uma costura, é simplesmente incrível”.
Steve Jordan em uma experiência surreal
A experiência tem proporcionado a Steve Jordan, que hoje tem 64 anos, uma oportunidade para se reconectar com sua juventude, já que sempre foi fã dos Rolling Stones.
“Quando amigos me perguntam como é tocar com eles, eu digo que é como estar amarrado ao lado de fora de um foguete indo direto para cima. É assim que é para nós. A primeira música do show é como uma explosão. A multidão está ficando louca e você está tocando uma de suas canções favoritas, que ouvia quando era garoto. É completamente surreal. Toda a experiência é simplesmente bizarra.”
Rolling Stones faturando alto
De acordo com a Pollstar, os Rolling Stones chegaram ao topo da parada de turnês com maior arrecadação do ano, faturando US$ 10,1 milhões por show na No Filter Tour 2021. Os britânicos também alcançaram 100% de vendas de ingressos em todas as datas.