O emocionante primeiro encontro de Jason Newsted com a mãe de Cliff Burton

Jan Burton incentivou baixista que iria substituir seu próprio filho, morto em acidente de ônibus com a banda

Mudanças de formação em bandas nunca são momentos particularmente fáceis. Mais ainda quando se trata de uma em franca ascensão que acaba marcada por uma tragédia. Esse foi o cenário que Jason Newsted, então baixista do Flotsam and Jetsam, encontrou ao ser chamado para um teste no Metallica.

A banda, que tinha lançado três discos e se encaminhava para o estrelato, figurando na linha de frente do heavy metal, perdeu Cliff Burton em um acidente de ônibus no dia 27 de setembro de 1986.

- Advertisement -

À época, o Metallica divulgava “Master of Puppets”, álbum que o tempo reconheceu como um dos maiores da história do rock em todos os seus subgêneros. A turnê pela Europa acontecia como atração de abertura do já consagrado Ozzy Osbourne, que se reerguia de maneira gloriosa com a carreira solo após ser chutado sem cerimônias do Black Sabbath.

Encontrar um substituto para o colega morto era uma questão que determinaria o destino do grupo de forma decisiva, o famoso “ou vai ou racha”.

Leia também:  Líder do Rotting Christ relembra censura de Dave Mustaine à banda

O incentivo da mãe de Cliff Burton

Em entrevista à revista Metal Hammer, Jason Newsted revelou que só de estar próximo de James Hetfield, Kirk Hammett e Lars Ulrich para a audição já fazia daquele um momento especial. Porém, ele não encarou o teste como um fanboy conhecendo seus ídolos. O músico se declarou preparado e confiante, o que acabou o deixando na posição de favorito para a vaga.

Mal seu voo de volta havia pousado em Phoenix, Arizona, e um telefonema o pedia para voltar à Califórnia visando uma audição mais abrangente. Foi neste período que um dos momentos de maior ternura aconteceu, como o próprio recordou.

“Era o terceiro dia em que tocava com os caras. Naquela terceira noite, os ‘anciãos’ vieram para conceder a bênção. Eram Torben Ulrich, os Burtons, alguns caras da equipe, pessoas que estiveram lá desde o início. Tocamos cerca de seis músicas: ‘Master’, ‘Fade to Black’, ‘Bell Tolls’, as obras-primas! Estava me recompondo por um segundo, desligando o amplificador de Cliff – sim, estava tocando a porra do amplificador de Cliff!

Jan Burton, a mãe dele, entra sozinha na sala e me puxa, chamando minha atenção. Ela disse: ‘ótimo trabalho, filho’. Me abraçou e pareceu que passou um bom tempo. Então, me disse: ‘você é a pessoa certa; por favor, fique seguro, nós amamos você’. E me deu um beijo. Isso foi há 35 anos e eu nunca, jamais esquecerei.”

Leia também:  Jon Bon Jovi relembra show na União Soviética para manter empresário fora da prisão

Jason Newsted e o Metallica

Jason Newsted permaneceu com o Metallica de 1986 a 2001, participando do período de maior popularidade da banda, graças a seu disco homônimo que até hoje vendeu mais de 31 milhões de cópias em todo o planeta. Atualmente, comanda a The Chophouse Band, cantando e tocando violão.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO emocionante primeiro encontro de Jason Newsted com a mãe de Cliff...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades