As músicas do Abba com guitarras mais pesadas, segundo Janne Schaffer

Guitarrista trabalhou com a banda em seu período áureo e citou influências como Beach Boys e Deep Purple

  • Leia mais sobre:
  • Abba

Embora tenha se tornado um ícone da disco music, o Abba carrega uma série de influências do rock em seu trabalho. E isso vem não apenas do quarteto principal formado por Agnetha Fältskog, Anni-Frid Lyngstad, Björn Ulvaeus e Benny Andersson, como também dos músicos de apoio que trabalharam com o grupo.

Um deles é o guitarrista Janne Schaffer, que tocou com o projeto desde 1972. Ele aparece em 50 das 98 músicas gravadas no período áureo.

- Advertisement -

Antes mesmo de trabalhar com o Abba, Schaffer pôde acompanhar turnês de gigantes do rock que passaram pela Suécia, como Pink Floyd e Jimi Hendrix. Em entrevista à Total Guitar, o músico falou sobre a influência do estilo que levou ao som do conjunto ao citar as faixas com maior presença de guitarras.

“Três canções me vêm à cabeça logo de cara: ‘Rock’n Roll Band’, ‘Watch Out’ e ‘King Kong Song’. Dá para notar a presença de guitarras bem pesadas nelas. À época ouvíamos bastante Deep Purple e outros similares. Experimentávamos bastante em estúdio, era muito divertido.”

Perguntado se os casais que estrelavam o grupo ouviam algo de rock, Janne lembrou uma influência primordial.

“Escutávamos bastante Beach Boys. Todos sabem que Brian Wilson é um compositor fantástico. Benny Andersson se inspirava muito nele e transformava aquilo em algo próprio.”

Abba de volta após quatro décadas

Recentemente, o Abba lançou o álbum “Voyage”, seu primeiro material inédito em 41 anos. A promessa é de que seja o último disco do grupo. O trabalho chegou ao topo de 20 paradas internacionais, além de ter alcançado o segundo lugar nos Estados Unidos, melhor desempenho deles por lá.

Leia também:  Steve Morse mantém contato com ex-colegas de Deep Purple? Ele responde

Uma série de apresentações com hologramas está agendada para acontecer em 2022, inicialmente no Reino Unido.

ESCOLHAS DO EDITOR
  • Leia mais sobre:
  • Abba
InícioCuriosidadesAs músicas do Abba com guitarras mais pesadas, segundo Janne Schaffer
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades