Abba lança “Voyage”, seu primeiro álbum em 40 anos

Retorno do quarteto sueco também envolverá temporada de shows em formato de holograma, embora todos os integrantes estejam vivos

  • Leia mais sobre:
  • Abba

Quatro décadas depois, o Abba, um dos grupos musicais mais bem-sucedidos da história, está de volta. O grupo acaba de divulgar “Voyage”, seu primeiro álbum de estúdio desde 1981.

Benny Andersson, Anni-Frid “Frida” Lyngstad, Agnetha Fälskog e Björn Ulvaeus encerraram as atividades do grupo ainda em 1982 – e não se reuniram mais. O grupo até chegou a se apresentar em um evento fechado, em 2016, tocando a música “Me and I”, mas era uma ocasião informal, não necessariamente uma volta.

- Advertisement -

Em 2018, a situação mudou de figura: o quarteto decidiu voltar com a intenção de trabalhar em músicas inéditas. Assim nasceu “Voyage”, que sucede “The Visitors” (1981) e chega a público por meio da gravadora Universal.

Como habitual, Benny, Björn, Frida, Agnetha são os responsáveis pelos vocais e backing vocals. Os dois primeiros também assinam a produção e a composição de todo o material. O grupo é acompanhado pelos seguintes músicos:

  • Jan Bengtson – saxofone barítono, flauta
  • Mats Englund – baixo (apenas na música “I Can Be That Woman”)
  • Pär Grebacken – clarinete, saxofone tenor
  • Per Lindvall – bateria, percussão
  • Lasse Jonsson – guitarra
  • Lasse Wellander – guitarra
  • Margareta Bengtson – harpa
  • International School of Stockholm Choir – coral

* Teclados e sintetizadores foram gravados por Benny Anderssson.

Em nota, o grupo comenta:

“Já faz um tempo desde que fizemos música juntos. Quase 40 anos, na verdade. Nós demos um tempo na primavera de 1982 e agora decidimos que é hora de encerrá-lo. Dizem que é imprudente deixar quase 40 anos entre álbuns, então gravamos uma sequência de ‘The Visitors’. Nós o chamamos simplesmente de ‘Voyage’ e estamos navegando em águas desconhecidas.”

Ouça “Voyage” a seguir, via Spotify, ou clique aqui para conferir em outras plataformas digitais.

Shows em holograma

As novidades não param por aí: o Abba irá se apresentar em várias datas no outono de 2022 (primavera no Hemisfério Norte) em uma arena construída exclusivamente para a ocasião, localizada no Queen Elizabeth Olympic Park, em Londres.

A performance, no entanto, será através de imagens digitais realizadas com captura de movimentos dos quatro integrantes. Na prática, são hologramas que retratam o visual dos artistas na juventude.

As imagens foram captadas ao longo de 2020 pela Industrial Light & Magic, empresa de efeitos especiais responsável por Star Wars. A ideia é apresentar uma verdadeira viagem no tempo para os 3 mil presentes em cada um dos shows – ao que tudo indica, com tudo gravado previamente, tanto movimentos quanto vocais.

O álbum está em minha playlist de lançamentos, atualizada sempre às sextas-feiras. Siga e dê o play:

Abba – “Voyage”

  1. I Still Have Faith in You
  2. When You Danced with Me
  3. Little Things
  4. Don’t Shut Me Down
  5. Just a Notion
  6. I Can Be That Woman
  7. Keep an Eye on Dan
  8. Bumblebee
  9. No Doubt About It
  10. Ode to Freedom
ESCOLHAS DO EDITOR
  • Leia mais sobre:
  • Abba
InícioLançamentosAbba lança "Voyage", seu primeiro álbum em 40 anos
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades