Abba lança “Voyage”, seu primeiro álbum em 40 anos

Retorno do quarteto sueco também envolverá temporada de shows em formato de holograma, embora todos os integrantes estejam vivos

Quatro décadas depois, o Abba, um dos grupos musicais mais bem-sucedidos da história, está de volta. O grupo acaba de divulgar “Voyage”, seu primeiro álbum de estúdio desde 1981.

Benny Andersson, Anni-Frid “Frida” Lyngstad, Agnetha Fälskog e Björn Ulvaeus encerraram as atividades do grupo ainda em 1982 – e não se reuniram mais. O grupo até chegou a se apresentar em um evento fechado, em 2016, tocando a música “Me and I”, mas era uma ocasião informal, não necessariamente uma volta.

Em 2018, a situação mudou de figura: o quarteto decidiu voltar com a intenção de trabalhar em músicas inéditas. Assim nasceu “Voyage”, que sucede “The Visitors” (1981) e chega a público por meio da gravadora Universal.

Como habitual, Benny, Björn, Frida, Agnetha são os responsáveis pelos vocais e backing vocals. Os dois primeiros também assinam a produção e a composição de todo o material. O grupo é acompanhado pelos seguintes músicos:

  • Jan Bengtson – saxofone barítono, flauta
  • Mats Englund – baixo (apenas na música “I Can Be That Woman”)
  • Pär Grebacken – clarinete, saxofone tenor
  • Per Lindvall – bateria, percussão
  • Lasse Jonsson – guitarra
  • Lasse Wellander – guitarra
  • Margareta Bengtson – harpa
  • International School of Stockholm Choir – coral

* Teclados e sintetizadores foram gravados por Benny Anderssson.

Em nota, o grupo comenta:

“Já faz um tempo desde que fizemos música juntos. Quase 40 anos, na verdade. Nós demos um tempo na primavera de 1982 e agora decidimos que é hora de encerrá-lo. Dizem que é imprudente deixar quase 40 anos entre álbuns, então gravamos uma sequência de ‘The Visitors’. Nós o chamamos simplesmente de ‘Voyage’ e estamos navegando em águas desconhecidas.”

Ouça “Voyage” a seguir, via Spotify, ou clique aqui para conferir em outras plataformas digitais.

Shows em holograma

As novidades não param por aí: o Abba irá se apresentar em várias datas no outono de 2022 (primavera no Hemisfério Norte) em uma arena construída exclusivamente para a ocasião, localizada no Queen Elizabeth Olympic Park, em Londres.

A performance, no entanto, será através de imagens digitais realizadas com captura de movimentos dos quatro integrantes. Na prática, são hologramas que retratam o visual dos artistas na juventude.

As imagens foram captadas ao longo de 2020 pela Industrial Light & Magic, empresa de efeitos especiais responsável por Star Wars. A ideia é apresentar uma verdadeira viagem no tempo para os 3 mil presentes em cada um dos shows – ao que tudo indica, com tudo gravado previamente, tanto movimentos quanto vocais.

O álbum está em minha playlist de lançamentos, atualizada sempre às sextas-feiras. Siga e dê o play:

Abba – “Voyage”

  1. I Still Have Faith in You
  2. When You Danced with Me
  3. Little Things
  4. Don’t Shut Me Down
  5. Just a Notion
  6. I Can Be That Woman
  7. Keep an Eye on Dan
  8. Bumblebee
  9. No Doubt About It
  10. Ode to Freedom
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados
Total
63
Share