O que Robert Plant pensa sobre ação de plágio contra Led Zeppelin por “Stairway to Heaven”

Vocalista definiu processo como “lamentável e desagradável para todos”; decisão foi favorável ao Zeppelin

A disputa judicial envolvendo as músicas “Stairway to Heaven” do Led Zeppelin e “Taurus” do Spirit fez a banda do vocalista Robert Plant voltar a ser debatida pelo público geral. Os representantes legais do músico e compositor Randy “California” Wolfe alegaram plágio na canção da banda inglesa e exigiram reconhecimento de direitos autorais.

Em junho de 2016, um júri de Los Angeles deliberou por cerca de cinco horas antes de decidir por unanimidade a favor do Led Zeppelin. O caso foi retomado dois anos mais tarde em um tribunal de apelações que confirmou o veredicto original. Em outubro de 2020, a Suprema Corte dos Estados Unidos se recusou a reabrir a questão, encerrando-a definitivamente.

- Advertisement -
Leia também:  A diferença entre Robert Plant e Paul Rodgers, segundo Jimmy Page

Durante recente aparição no programa Loose Ends, da BBC Radio 4, Robert Plant comentou sobre o caso. Questionado sobre que tipo de experiência era ter de testemunhar no julgamento de 2016, Plant, conforme transcrito pelo Blabbermouth, respondeu:

“O que você pode fazer? Eu apenas tive que ir até lá. Fui instruído a sentar-me diretamente em frente ao júri. Não devia olhar diretamente a alguém e, ao mesmo tempo, não parecer que estava olhando para o nada. Assim, fiquei ali por oito horas.”

Robert se defende alegando que não dá para atribuir plágio a sua banda pelo motivo de que “Taurus” e “Stairway to Heaven” se valem de uma musicalidade bem comum, que pode ser encontrada em diversas canções.

“Existem zilhões e zilhões de músicas que carregam a mesma progressão de acordes, então foi muito lamentável e desagradável para todos.”

Leia também:  A referência a “Ten” feita pelo Pearl Jam em novo álbum

Robert Plant no tribunal

Em sua fala no tribunal, Robert Plant alegou que não se recordava de ter ouvido “Taurus” antes. “Não lembro de ter ouvido à época e não me lembro agora”, disse.

O guitarrista Jimmy Page também disse não ter copiado nenhuma parte, embora admita ter cinco discos do Spirit em sua coleção superior a quatro mil LPs.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO que Robert Plant pensa sobre ação de plágio contra Led Zeppelin...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades