Foto: David McClister

O que Robert Plant pensa sobre ação de plágio contra Led Zeppelin por “Stairway to Heaven”

Vocalista definiu processo como “lamentável e desagradável para todos”; decisão foi favorável ao Zeppelin

A disputa judicial envolvendo as músicas “Stairway to Heaven” do Led Zeppelin e “Taurus” do Spirit fez a banda do vocalista Robert Plant voltar a ser debatida pelo público geral. Os representantes legais do músico e compositor Randy “California” Wolfe alegaram plágio na canção da banda inglesa e exigiram reconhecimento de direitos autorais.

Em junho de 2016, um júri de Los Angeles deliberou por cerca de cinco horas antes de decidir por unanimidade a favor do Led Zeppelin. O caso foi retomado dois anos mais tarde em um tribunal de apelações que confirmou o veredicto original. Em outubro de 2020, a Suprema Corte dos Estados Unidos se recusou a reabrir a questão, encerrando-a definitivamente.

Durante recente aparição no programa Loose Ends, da BBC Radio 4, Robert Plant comentou sobre o caso. Questionado sobre que tipo de experiência era ter de testemunhar no julgamento de 2016, Plant, conforme transcrito pelo Blabbermouth, respondeu:

“O que você pode fazer? Eu apenas tive que ir até lá. Fui instruído a sentar-me diretamente em frente ao júri. Não devia olhar diretamente a alguém e, ao mesmo tempo, não parecer que estava olhando para o nada. Assim, fiquei ali por oito horas.”

Robert se defende alegando que não dá para atribuir plágio a sua banda pelo motivo de que “Taurus” e “Stairway to Heaven” se valem de uma musicalidade bem comum, que pode ser encontrada em diversas canções.

“Existem zilhões e zilhões de músicas que carregam a mesma progressão de acordes, então foi muito lamentável e desagradável para todos.”

Robert Plant no tribunal

Em sua fala no tribunal, Robert Plant alegou que não se recordava de ter ouvido “Taurus” antes. “Não lembro de ter ouvido à época e não me lembro agora”, disse.

O guitarrista Jimmy Page também disse não ter copiado nenhuma parte, embora admita ter cinco discos do Spirit em sua coleção superior a quatro mil LPs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados
Total
10
Share