That Thing You Do: a história da música do filme The Wonders – O Sonho Não Acabou

Hit da banda fictícia foi criado por Adam Schlesinger, líder do Fountains of Wayne, com intenção de emular sonoridade da década de 1960

Em “The Wonders – O Sonho Não Acabou”, filme lançado em 1996 que traz Tom Hanks como diretor, roteirista e um dos atores, conhecemos a história da banda fictícia “The One-ders”, depois rebatizada para The Wonders. O grupo emplaca um único hit em meados da década de 1960: a irresistível música “That Thing You Do”.

Mas, afinal, qual é a história real dessa música, que parece ter saído diretamente do auge da Invasão Britânica dos anos 1960? E como ela foi parar no filme?

- Advertisement -

That Thing You Do na vida real

No filme, “That Thing You Do” foi composta inicialmente como uma balada por Jimmy Mattingly II (interpretado por Johnathon Schaech), o vocalista e guitarrista da banda The Wonders. Em um concurso, o grupo acaba se apresentando com um baterista substituto, Guy “Shades” Patterson (Tom Everett Scott), que imprime um ritmo mais rápido à música – o que dá muito certo.

Já na realidade, a canção foi criada pelo saudoso Adam Schlesinger, vocalista e baixista da banda de rock alternativo Fountains of Wayne. Trata-se de uma ideia que o artista teve pouco antes do grupo ter sido formado, em 1995, quando ele ainda tocava em um projeto chamado Ivy.

Leia também:  Remake de “Corra que a Polícia Vem Aí!” terá Pamela Anderson e Liam Neeson

Schlesinger soube, na época, que um concurso seria promovido para escolher uma música que sairia em um filme. A produção deixou bem claro o estilo que gostaria: algo na linha dos Beatles, com grande capacidade de “grudar” na mente.

Desafio aceito: Schlesinger trabalhou em “That Thing You Do” como um exercício de composição e gravou uma demo junto do vocalista Mike Viola, que, curiosamente, estava de ressaca quando registrou sua parte.

Entre mais de 300 músicas enviadas para o concurso, “That Thing You Do” foi a grande escolhida. Deu tão certo que o título da canção também foi aproveitado para o nome original do filme, conforme utilizado nos Estados Unidos.

Nos Estados Unidos, título do filme é o mesmo da música: “That Thing You Do”

Devidamente regravada para obter uma melhor performance de Mike Viola – que, desta vez, não estava de ressaca -, a faixa chegou a ser lançada como single na vida real. Obviamente, a repercussão não foi a mesma do cenário fictício apresentado no filme, mas as vendas foram satisfatórias e a composição ainda foi indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro de 1997.

Reunião e legado do The Wonders

“That Thing You Do” ficou marcada como uma espécie de “hino que os Beatles não compuseram”. O The Wonders, claro, jamais saiu em turnê ou se apresentou de verdade na vida real, mas a canção chegou a ser tocada ao vivo por três dos quatro atores que viveram a banda, em 2017, numa performance surpresa durante um evento de comédia no The Roxy de Los Angeles, Estados Unidos.

Leia também:  Marvel pedirá que público não use celular no cinema durante “Deadpool & Wolverine”

Na ocasião, Tom Everett Scott, Johnathon Schaech e Ethan Embry (“T.B. Player”) reproduziram a faixa junto do comediante Jeremiah Watkins. Para aquela noite, o humorista assumiu uma das guitarras, pois Steve Zahn (Lenny Haise) não conseguiu comparecer à performance.

Vários artistas fizeram covers desta música. Um deles é o vocalista e guitarrista do Green Day, Billie Joe Armstrong, que a lançou como parte do álbum de versões “No Fun Mondays” em 2020. Até o grupo pop ‘N Sync já a apresentou ao vivo como parte de um segmento do show com temática dos anos 60.

O compositor real, Adam Schlesinger, presenciou o sucesso que a música alcançou ao longo dos anos. Infelizmente, porém, ele nos deixou em 2020, aos 52 anos, vítima da Covid-19.

* Texto desenvolvido em parceria por André Luiz Fernandes e Igor Miranda. Pauta e edição geral por Igor Miranda; redação e apuração adicional por André Luiz Fernandes.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesThat Thing You Do: a história da música do filme The Wonders...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades