That Thing You Do: a história da música do filme The Wonders – O Sonho Não Acabou

Hit da banda fictícia foi criado por Adam Schlesinger, líder do Fountains of Wayne, com intenção de emular sonoridade da década de 1960

Em “The Wonders – O Sonho Não Acabou”, filme lançado em 1996 que traz Tom Hanks como diretor, roteirista e um dos atores, conhecemos a história da banda fictícia “The One-ders”, depois rebatizada para The Wonders. O grupo emplaca um único hit em meados da década de 1960: a irresistível música “That Thing You Do”.

Mas, afinal, qual é a história real dessa música, que parece ter saído diretamente do auge da Invasão Britânica dos anos 1960? E como ela foi parar no filme?

That Thing You Do na vida real

No filme, “That Thing You Do” foi composta inicialmente como uma balada por Jimmy Mattingly II (interpretado por Johnathon Schaech), o vocalista e guitarrista da banda The Wonders. Em um concurso, o grupo acaba se apresentando com um baterista substituto, Guy “Shades” Patterson (Tom Everett Scott), que imprime um ritmo mais rápido à música – o que dá muito certo.

Já na realidade, a canção foi criada pelo saudoso Adam Schlesinger, vocalista e baixista da banda de rock alternativo Fountains of Wayne. Trata-se de uma ideia que o artista teve pouco antes do grupo ter sido formado, em 1995, quando ele ainda tocava em um projeto chamado Ivy.

Schlesinger soube, na época, que um concurso seria promovido para escolher uma música que sairia em um filme. A produção deixou bem claro o estilo que gostaria: algo na linha dos Beatles, com grande capacidade de “grudar” na mente.

Desafio aceito: Schlesinger trabalhou em “That Thing You Do” como um exercício de composição e gravou uma demo junto do vocalista Mike Viola, que, curiosamente, estava de ressaca quando registrou sua parte.

Entre mais de 300 músicas enviadas para o concurso, “That Thing You Do” foi a grande escolhida. Deu tão certo que o título da canção também foi aproveitado para o nome original do filme, conforme utilizado nos Estados Unidos.

Nos Estados Unidos, título do filme é o mesmo da música: “That Thing You Do”

Devidamente regravada para obter uma melhor performance de Mike Viola – que, desta vez, não estava de ressaca -, a faixa chegou a ser lançada como single na vida real. Obviamente, a repercussão não foi a mesma do cenário fictício apresentado no filme, mas as vendas foram satisfatórias e a composição ainda foi indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro de 1997.

Reunião e legado do The Wonders

“That Thing You Do” ficou marcada como uma espécie de “hino que os Beatles não compuseram”. O The Wonders, claro, jamais saiu em turnê ou se apresentou de verdade na vida real, mas a canção chegou a ser tocada ao vivo por três dos quatro atores que viveram a banda, em 2017, numa performance surpresa durante um evento de comédia no The Roxy de Los Angeles, Estados Unidos.

Na ocasião, Tom Everett Scott, Johnathon Schaech e Ethan Embry (“T.B. Player”) reproduziram a faixa junto do comediante Jeremiah Watkins. Para aquela noite, o humorista assumiu uma das guitarras, pois Steve Zahn (Lenny Haise) não conseguiu comparecer à performance.

Vários artistas fizeram covers desta música. Um deles é o vocalista e guitarrista do Green Day, Billie Joe Armstrong, que a lançou como parte do álbum de versões “No Fun Mondays” em 2020. Até o grupo pop ‘N Sync já a apresentou ao vivo como parte de um segmento do show com temática dos anos 60.

O compositor real, Adam Schlesinger, presenciou o sucesso que a música alcançou ao longo dos anos. Infelizmente, porém, ele nos deixou em 2020, aos 52 anos, vítima da Covid-19.

* Texto desenvolvido em parceria por André Luiz Fernandes e Igor Miranda. Pauta e edição geral por Igor Miranda; redação e apuração adicional por André Luiz Fernandes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados
Total
37
Share