Beatles consideraram substituir George Harrison por Eric Clapton, revela áudio

Guitarrista esteve fora da banda por uma semana, durante as gravações de "Let It Be", após se desentender com Paul McCartney

Um novo capítulo das brigas envolvendo os Beatles durante a fase “Let It Be” (1970) foi descoberto – ou confirmado – recentemente. De acordo com áudios das sessões da época, John Lennon estava determinado a colocar Eric Clapton como guitarrista da banda se George Harrison, que havia se demitido, não retornasse em uma semana.

Os últimos anos dos Beatles foram marcados por brigas e saídas temporárias de integrantes, que acabavam retornando logo depois. Foi o caso de George Harrison, zangado com um “controlador” Paul McCartney. O guitarrista confirmou que deixaria o grupo em 16 de janeiro de 1969, em meio às gravações do que viria a ser “Let It Be”.

- Advertisement -

Agora, às vésperas do lançamento do documentário “The Beatles: Get Back“, de Peter Jackson, que vai retratar o período, o jornal Daily Mail teve acesso a uma sequência de áudios das sessões daquele período. Em um desses registros, é possível ouvir Lennon, em conversa com McCartney e Ringo Starr, reclamando da ausência de Harrison.

“(A atitude de George foi) uma ferida purulenta e nós permitimos que ela ficasse mais profunda e nem demos bandagens a ela. Acho que se George não voltar (até a semana que vem), nós devemos pedir a Eric Clapton para tocar.”

Leia também:  O surpreendente maior artista da história na opinião de Bruce Dickinson

Vale lembrar que, antes disso, Clapton havia colaborado com os Beatles na música “While My Guitar Gently Weeps”, composição do próprio Harrison lançada no “White Album”, de 1968. O então guitarrista do Cream gravou o solo da faixa.

Beatles, George Harrison, John Lennon e Eric Clapton

Felizmente, o ultimato de John Lennon não precisou ser colocado em prática, já que George Harrison voltou aos Beatles na semana seguinte. Estressado após desentendimentos com Paul McCartney, ele aproveitou para visitar a mãe em Liverpool nesse meio tempo. Acabou por espairecer, completando as gravações do novo álbum em seguida.

Já a predileção de Lennon por trazer Eric Clapton, se fosse necessário, seria uma premonição do que viria a acontecer mais tarde, no mesmo ano de 1969. Em setembro, Eric se apresentou ao vivo com a Plastic Ono Band e participou single “Cold Turkey”. No período pós-Beatles, ele também colaborou diversas vezes com o próprio Harrison, além de ambos terem protagonizado um famoso triângulo amoroso com Pattie Boyd.

Leia também:  O guitarrista da África elogiado por Kirk Hammett (Metallica)
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesBeatles consideraram substituir George Harrison por Eric Clapton, revela áudio
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades