Conheça e teste o site que sugere bandas com base no que você gosta (e odeia)

Sage conta com inteligência artificial que analisa dados de mais 200 mil bandas e faz indicações com base nos seus artistas mais (e menos) adorados

  • Leia mais sobre:
  • Sage

A procura por novas bandas e artistas é uma das partes mais legais da vida de um apaixonado por música – e uma nova ferramenta, chamada Sage, promete ajudar nessa tarefa ao sugerir músicas de uma forma inusitada.

Antes de apresentar a iniciativa, vale lembrar que este site conta com uma playlist semanal de lançamentos, que traz algumas boas indicações de músicas e álbuns que acabaram de chegar às plataformas digitais. Também há uma lista de discos que estão saindo do forno.

- Advertisement -

Dito isso, vale a pena que você também conheça o Sage. Trata-se de um site com uma inteligência artificial que promete te indicar novas bandas de acordo com o que você gosta – e com o que você odeia.

Sage, site que recomenda músicas

Criado pelo cinegrafista e curador musical Sunny Singh, o Sage oferece indicações de artistas com base em informações que você oferece ao sistema.

Leia também:  A cultuada música dos Beatles em “Abbey Road” que Paul McCartney admite cópia

São dados simples: uma ou mais bandas que você gosta, e uma ou mais bandas que você odeia. Isso já basta para que uma lista, organizada pela porcentagem de afinidade, seja mostrada.

A base do Sage é um algoritmo cheio de detalhes, dados e comparações, que funciona de forma bastante detalhada, como Singh explica em comunicado oficial. Ele trabalhou como cientista de dados, o que explica a paixão, também, pela quantidade e complexidade dos dados usados na página.

“Fomos capazes de levantar dados disponíveis ao público sobre hábito de consumo comunitário sobre mais de 200 mil bandas e desenvolvemos um novo modo de encontrar novas músicas. O modelo é capaz de aprender representações matemáticas robustas de bandas, preservando seu ‘contexto’: bandas que compartilham membros, tocam em tempos similares, são relacionadas em temas e liricamente, tendem a se reunir no mesmo espaço embutido.

Isso permite que o usuário defina perfis de gosto capturando o que gostam e o que não gostam, e isso corresponde a um bem definido conjunto de operações matemáticas nas representações embutidas das bandas.”

Leia também:  Novo álbum solo de David Gilmour traz gravação de Richard Wright

Na teoria, parece complicado. Felizmente, na prática, as coisas acabam sendo bem mais simples. Basta acessar o Sage através deste link, pensar em uma ou mais bandas que gosta – e não gosta – e seguir as recomendações do sistema.

Da parte do redator, os testes realizados até agora fazem bastante sentido!

ESCOLHAS DO EDITOR
  • Leia mais sobre:
  • Sage
InícioCuriosidadesConheça e teste o site que sugere bandas com base no que...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades