O que significa Senjutsu, termo usado no título do novo álbum do Iron Maiden

Seriam Steve Harris e Bruce Dickinson fãs de Naruto? Ou será que é tudo uma questão de... estratégia?

O Iron Maiden anunciou que irá lançar um novo álbum no próximo dia 3 de setembro. Entre outros detalhes, o título do disco, “Senjutsu”, em japonês, tem chamado a atenção dos fãs.

A palavra parece não ter um significado simples e muitos a associam ao anime Naruto, como um tipo de energia usada pelo protagonista da história. Mas no fim das contas, o que é senjutsu? E, principalmente, o que é esse termo para o Iron Maiden?

- Advertisement -
Capa de “Senjutsu”, novo álbum do Iron Maiden

Em um comunicado oficial, a banda diz, de forma breve, que a expressão japonesa significa “tática e estratégia”.

No entanto, a palavra parece ter outras aplicações. Pela etimologia, “sen” pode significar “sábio, eremita ou mago”, enquanto “jutsu” determina “arte, caminho, meios”.

Leia também:  O big 4 do rock progressivo, segundo Ian Anderson

Com essas duas interpretações, faz sentido pensar em senjutsu como sendo uma estratégia de combate que leva a tática em consideração antes de tudo – algo que um sábio certamente faria.

Essa parece ser a linha que o Iron Maiden adota, principalmente quando olhamos a lista de músicas do álbum. A faixa que abre o disco leva o mesmo nome dele, “Senjutsu”, enquanto que a seguinte é chamada “Stratego”, título dado aos generais na Grécia Antiga.

Senjutsu: Iron Maiden e… Naruto?

Para quem acompanha animes, o título do novo álbum do Maiden pode soar familiar, já que senjutsu é um dos elementos presentes em Naruto, uma das obras mais conhecidas do gênero. Na história de Masashi Kishimoto, o termo é traduzido como “técnica dos sábios” e tem grande importância na trama, sendo fonte de grandes poderes.

Leia também:  O que Bruce Dickinson achou de Paul Di'Anno ao vê-lo cantar pela 1ª vez

Lá, o senjutsu é a arte utilizar a energia da natureza além da própria energia vital e espiritual – chamada de “chakra”. Ao unir o “chakra” com a energia natural, o ninja é capaz de criar e armazenar “chakra de senjutsu”, que lhe permite ter uma capacidade física e sensorial muito mais apurada, além de possibilitar o uso de técnicas de luta exclusivas dos usuários dessa arte.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO que significa Senjutsu, termo usado no título do novo álbum do...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades