Com aval de Mustaine, David Ellefson quase fez teste para o Metallica em 2001

Banda "rival" do Megadeth havia perdido Jason Newsted; vaga acabou ficando com Robert Trujillo após vários músicos serem cotados ou até testados

O baixista David Ellefson comentou, em entrevista ao podcast The Ex-Man transcrita pelo Blabbermouth, sobre o período em que quase foi convidado para uma audição com o Metallica. A ocasião ocorreu em 2001, quando Jason Newsted deixou o grupo após um conflito com o vocalista e guitarrista James Hetfield a respeito da continuidade de seu projeto paralelo, Echobrain.

Embora Newsted tenha sido substituído temporariamente pelo produtor Bob Rock, para a gravação do que viria a se tornar o álbum “St. Anger” (2003), os integrantes remanescentes do Metallica se mobilizaram para encontrar um novo baixista. Nomes como Twiggy Ramirez (Marilyn Manson, Nine Inch Nails), Chris Wyse (Ace Frehley), Eric Avery (Jane’s Addiction), Pepper Keenan (Corrosion of Conformity), Troy Gregory (Prong), Les Claypool (Primus) e Joey Vera (Armored Saint), entre outros, foram cotados ou até testados pelo grupo, mas a vaga ficou com Robert Trujillo (Suicidal Tendencies, Ozzy Osbourne etc).

- Advertisement -

Em meio a tantos nomes especulados, David Ellefson apareceu como uma possibilidade. E a chance de ele ser convidado para uma audição foi discutida entre ele e o líder do Megadeth, Dave Mustaine, que integrou o Metallica em suas formações iniciais e não mantinha boa relação com seus integrantes, com direito a diversas provocações pela imprensa e rusgas (quase) intermináveis.

Leia também:  Jon Bon Jovi relembra show na União Soviética para manter empresário fora da prisão

A ‘quase entrada’ de Dimebag Darrell para o Megadeth

David Ellefson cotado?

Durante a entrevista ao podcast, Ellefson revelou, inicialmente, que não chegou a ser convidado para a audição.

“Lars (Ulrich, baterista do Metallica) entrou em contato com Dave (Mustaine) para pedir sua permissão, algo que considerei gentil de sua parte. Dave me ligou e disse que odiaria me perder, mas, enquanto amigo, não poderia impedi-lo de uma oportunidade como essa. Então, ele deu a bênção, mas eu nunca fui chamado.”

O músico contou, ainda, que chegou a aprender músicas do Metallica para a possível audição.

“Eu pensei em estar preparado se recebesse o convite. Da primeira vez, toquei algo simples do ‘Black Album’, como ‘Holier Than Thou’. Foi a primeira vez que percebi que, apesar da semelhança entre Metallica e Megadeth, os riffs… obviamente, Dave esteve na banda, então há um pedaço do DNA (do Metallica) dentro do Megadeth, a forma que Dave fraseava os vocais através dos riffs, em comparação com o método de James… Dave era quase como Geddy Lee (Rush) nisso.”

Metallica e Megadeth

Continuando com sua comparação, o baixista destacou que Metallica e Megadeth são bem diferentes nos detalhes.

“Ao tocar o baixo de Jason Newsted no ‘Black Album’… ok, musicalmente, eu entendi, mas ouvir o vocal em cima… porque ali, eu estava tocando como músico e não ouvindo como fã. Percebi que, uau, é tão diferente de tudo. Esqueça sobre thrash metal ou sobre sermos da mesma família genealógica. Era algo completamente diferente.”

Ainda ao longo do bate-papo, David Ellefson falou sobre a sua conexão com a banda que foi, por muitos anos, a grande “rival” do Megadeth.

“Sou um grande fã do Metallica, desde a demo ‘No Life Til Leather’. Amo ‘Kill Em All’, ‘Master Of Puppets’, mas há uma energia diferente em ‘No Life Til Leather’, pois, obviamente, Dave tocou ali. E eu o ouvi primeiro, pois quando conheci Dave, ‘Kill Em All’ nem havia sido lançado. Gostei do baixista, Ron McGovney. Todos adoram Cliff (Burton), mas meu Metallica tem Ron McGovney. Por isso que, em ‘Mechanix’, toquei a linha de baixo de Ron.”

Leia também:  Millie Bobby Brown surpreende ao revelar por que não assiste a filmes

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesCom aval de Mustaine, David Ellefson quase fez teste para o Metallica...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades