Entrevista com CPM 22: 20 anos no modo turbo

É difícil encontrar uma banda nacional com 20 anos de estrada que esteja com o mesmo pique do CPM 22. O grupo, formado em Barueri (SP), passou o ano de seu vigésimo aniversário na estrada, em uma turnê comemorativa que também promove uma coletânea, intitulada “20 Anos” (Universal, R$ 22,90), com as músicas mais conhecidas dessa trajetória, além das inéditas “Por que?” e “Entre o Céu e o Inferno”.
Para o vocalista Badauí, em entrevista exclusiva ao CORREIO de Uberlândia, o sentimento é de gratidão pelo CPM 22 ter chegado ao 20° aniversário. “Sinto que realizamos tudo que a gente sonhou e, depois de todas as barreiras que a gente teve que enfrentar, a sensação é de dever cumprido. E parece que, com 20 anos, a gente finca a bandeira do CPM 22 na história do rock nacional”, diz o cantor.
O CPM 22 sobreviveu ao lidar com momentos distintos que envolveram subgêneros do hardcore. O punk rock do início deu lugar a um som mais comercial, no meio dos anos 2000, voltado para as rádios. Dá para dizer até que bandas do emocore brasileiro tinham certa influência do grupo de Barueri. Passada a tendência, a partir da segunda metade da década passada, o CPM apresentou mais influências do ska e seus subgêneros. Um caminho misto.
A abrangência dessa trajetória é representada em “20 Anos” e também no repertório que rodou o Brasil em 2015 e contou, inclusive, com uma apresentação no Rock In Rio. Badauí afirma ter sido “incrível” tocar no festival, que contou com público estimado em 85 mil pessoas. “Talvez seja a maior realização profissional que a gente já teve, assim como ganhar o Grammy Latino, com o disco ‘Cidade Cinza’ em 2008. É um reconhecimento legal por parte do showbuisness com relação ao CPM 22, ao profissionalismo que a gente sempre teve”, diz.
Cerveja
Além de coletânea e turnê, o CPM 22 também lançou uma cerveja em 2015. A bebida artesanal é produzida pela Bamberg. “É uma pilsen bem lupulada, que dá um toque mais amargo do que as pilsens nacionais que estão no mercado hoje em dia”, afirma o vocalista Badauí, que disse, ainda, que a distribuição está em fase de progresso e logo o produto estará disponível “nos principais bares e pubs do Brasil”.

- Advertisement -

2016

Para o vocalista Badauí, o CPM 22 vive uma boa fase, em função da maturidade conquistada ao longo da trajetória. Após alguns anos sem gravadora e com trabalhos independentes, a banda voltou a trabalhar com um selo tradicional (Universal). “A gente tinha vários projetos em mente e conseguimos realizar praticamente tudo o que queria: fazer o nosso merchandising oficial, tocar no Rock in Rio, fazer o Acústico, fazer a coletânea de 20 anos, a turnê de 20 anos, a cerveja, que é um sonho antigo”, afirma.
Segundo o cantor, o CPM 22 está trabalhando em um disco de inéditas atualmente. A expectativa é lançar o novo trabalho no primeiro semestre deste ano.

Tracklist CD – “20 Anos”

Leia também:  Entrevista: Mark Osegueda fala de Death Angel no Brasil, Kerry King e fascínio por Mercyful Fate

1. “Regina Let’s Go”
2. “Tarde de outubro”
3. “O mundo dá voltas”
4. “Desconfio”
5. “Dias atrás”
6. “Não sei viver sem você”
7. “Ontem”
8. “Um minuto para o fim do mundo”
9. “Irreversível”
10. “Apostas & certezas”
11. “Inevitável” (Ao Vivo)
12. “Nossa música”
13. “Vida ou morte”
14. “Perdas” (Ao Vivo)
15. “Por Que?” (Inédita)
16. “Entre o céu e o inferno” (Inédita)

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioEntrevistasEntrevista com CPM 22: 20 anos no modo turbo
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades