Bob Dylan continua excursionando normalmente com a turnê “Long Hot Summer”, porém trouxe uma mudança nos compromissos mais recentes. Desde o show realizado no último dia 17 de junho, em Santa Barbara, Califórnia, nos Estados Unidos, o guitarrista Doug Lancio tem sido substituído por outro músico virtuoso.
Julian Lage vem ocupando o posto. Nome consagrado do jazz e professor da escola School of Jazz and Contemporary Music, o artista de 38 anos já trabalhou com Nels Cline, David Grisman, Yoko Ono, John Zorn e Bill Frisell. Atualmente, promove o disco solo “Scenes From Above”, lançado em janeiro.
Como destacado pela Rolling Stone, não há indícios de que Lancio retornará à formação. Até o momento, nenhum dos dois comentou o assunto e a equipe de Dylan “mantém absoluto sigilo sobre seus bastidores”.
De acordo com a análise do veículo, uma saída no meio da turnê é algo raro na carreira de Dylan. O cantor até costuma renovar sua banda com certa frequência, mas o comum é que as mudanças aconteçam entre as diferentes etapas dos giros.
Lancio participou apenas das sete primeiras apresentações da “Long Hot Summer”. O instrumentista colaborava com Dylan desde 2021.
Pela proibição do uso de celulares, há poucos registros das performances com Lage, que não deve participar de toda a excursão — com término em agosto — devido aos compromissos solo já agendados. Ainda assim, há trechos disponíveis na internet, destacando o trabalho conjunto do “novato” com o outro guitarrista, Bob Britt.
Assista abaixo:
Bob Dylan atualmente
Apesar de continuar na estrada, Bob Dylan diminuiu o ritmo de gravações. Basicamente, o artista de 85 anos não lança nenhum material inédito desde “Rough and Rowdy Ways” (2020). Porém, um indício de que o músico pode estar pensando em um novo projeto surgiu.
Aproveitando os shows marcados em Nova York, nos Estados Unidos, em agosto do ano passado, o cantor passou dois dias no estúdio White Lake Studios, localizado na cidade, segundo comunicado do próprio local. Uma nota assinada pelo CEO David Bourgeois destacou (via American Songwriter):
“O lendário ícone da música Bob Dylan, junto com os membros de sua banda, passou dois dias esta semana no White Lake Studios, em Colonie, Nova York. A equipe do estúdio se preparou antecipadamente para a visita e trabalhou com dedicação para garantir discrição e privacidade durante todas as sessões. Queremos que todo artista e convidado se sinta à vontade e em casa. Tivemos o privilégio de trabalhar com muitos talentos incríveis ao longo dos anos, mas esta visita foi realmente especial. Tenho muito orgulho da nossa equipe.”
Depois do mencionado “Rough and Rowdy Ways”, Dylan disponibilizou a coletânea de regravações “Shadow Kingdom” (2023). Em 2025, narrou o trailer do novo disco de Machine Gun Kelly, “Lost Americana”, participou de um dueto com Barbra Streisand em releitura da faixa “The Very Thought of You”, originalmente de Ray Noble, e liberou a compilação “The Bootleg Series Vol. 18: Through the Open Window 1956–1963”.
Conforme a Far Out Magazine, “desde 2023, surgem rumores online de que Dylan teria voltado ao estúdio para gravar material novo”. Ao longo de 2024, mais fontes afirmaram que “Dylan continuou a frequentar o estúdio entre as turnês e acumulou um repertório de músicas que poderiam fazer parte de um álbum futuro”. Contudo, nenhuma informação oficial chegou a público.
De acordo com o podcast e fã-clube Definitely Dylan, o músico Van Dyke Parks revelou em participação no também podcast Listen Carefully em 2024 que havia composto a letra de uma canção inédita de Dylan. Na ocasião, destacou:
“Sei que vocês não vão acreditar em mim, mas eu recebi um e-mail do empresário de Bob Dylan no ano passado. Bob Dylan me pediu para compor a letra de uma de suas músicas e eu fiz isso.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
