O Iron Maiden celebrará os 50 anos de carreira com uma turnê especial. Intitulada “Run for Your Lives”, a série de shows começará na Europa na próxima terça-feira (27) e contará somente com músicas do período entre o álbum homônimo de estreia, de 1980, e “Fear of the Dark” (1992).
Com as apresentações se aproximando, a banda resolveu fazer um pedido aos fãs. Em nota nas redes sociais, os músicos solicitaram que o público presente “não filme excessivamente” as performances. A ideia é estar “em sintonia” com a época em que tais canções originalmente saíram, além de manter o foco na experiência como um todo.
A primeira parte do comunicado diz:
“Em sintonia com a época dessas canções, o Iron Maiden quer que todos na plateia vivenciem este espetáculo como teriam feito quando muitas dessas músicas foram tocadas ao vivo pela primeira vez, nos anos 1980. Assim como muitos outros artistas, a banda agora pede aos fãs que evitem filmar excessivamente os shows com seus celulares ou tablets.”
Rod Smallwood, empresário da Donzela de Ferro, acrescentou que os celulares “são uma distração desnecessária” e “prejudicam principalmente a banda”. Sendo assim, o profissional pediu a compreensão e o respeito da plateia em relação à decisão:
“Queremos muito que os fãs aproveitem os shows de forma direta, e não por meio de telas. O uso excessivo de celulares hoje em dia prejudica a experiência, especialmente para a banda, que olha para a plateia e vê fileiras de telefones, mas também para os espectadores. Sentimos que a paixão e o envolvimento dos fãs tornam nossos shows realmente especiais, mas a obsessão com os celulares saiu do controle e se tornou uma distração desnecessária, sobretudo para a banda. Espero que os fãs compreendam isso e usem o bom senso, limitando severamente o uso das câmeras dos celulares por respeito à banda e aos outros fãs. Gostaríamos muito que vocês estivessem presentes de verdade, participando ativamente e curtindo cada uma dessas músicas clássicas no espírito e na forma como foram tocadas originalmente. Esse show não é apenas uma celebração da nossa música. Ele é, como vocês verão, também uma homenagem à nossa arte, ao Eddie e aos muitos, muitos mundos do Maiden que criamos para vocês. Então, por favor: respeitem a banda, respeitem os outros fãs e tenham o melhor momento de suas vidas, cantando com toda a força em vez de pegar o celular! Não é pedir demais, certo?”
Apesar de parecer uma novidade para o Maiden, Bruce Dickinson já manifestou descontentamento com o uso exacerbado de aparelhos telefônicos. Em entrevista de 2024 para a Metal Hammer, o vocalista confirmou que esteve em uma das apresentações do Ghost em Los Angeles um ano antes e adorou a proibição dos telefones:
“Todos estavam conversando um com o outro, como seres humanos! Me sentei lá, nos assentos normais, e as luzes estavam acesas e as pessoas passavam e diziam: ‘ei, é o cara do Iron Maiden!’. Elas acenavam para mim. ‘Oi!’, ‘legal, ei!’ e era isso! Se eles tivessem um celular, eles estariam subindo em cima de velhos aposentados (para tirar foto). A evidência para isso é que, depois do show, todo mundo pegou seus telefones de volta e o backstage de repente estava como ‘Animal House’. Antes, todos estavam focados no show.”
Os 50 anos do Iron Maiden
Em maio, o Iron Maiden dará início em território europeu à sua turnê comemorativa de 50 anos, intitulada “Run for Your Lives”. O grupo só tocará músicas do período entre o álbum homônimo de estreia, de 1980 e “Fear of the Dark” (1992).
A expectativa é que o Brasil seja contemplado com a tour no ano seguinte. O país terá visita do vocalista Bruce Dickinson em carreira solo para performance no festival The Town, em 7 de setembro.
A excursão também marca a estreia de Simon Dawson (British Lion) na bateria, ocupando a vaga deixada por Nicko McBrain no final de 2024.
Além disso, um livro visual será lançado em 2025 também como forma de celebrar o 50º aniversário. “Iron Maiden: Infinite Dreams — A História Visual Oficial” chega ao mercado nacional em 31 de outubro por meio da Belas Letras. A tradução é de Marcelo Vieira, colaborador do site IgorMiranda.com.br.
As datas confirmadas da “Run for Your Lives” até agora são as seguintes:
- 27 de maio – Budapest Aréna, Budapeste, Hungria *
- 31 de maio – Letnany Airport, Praga, República Tcheca *
- 01 de junho – TIPOS Arena, Bratislava, Eslováquia *
- 05 de junho – Trondheim Rocks, Trondheim, Noruega (Festival)
- 07 de junho – SR-Bank Arena, Stavanger, Noruega *
- 09 de junho – Royal Arena, Copenhague, Dinamarca *
- 12 de junho – 3Arena, Estocolmo, Suécia *
- 13 de junho – 3Arena, Estocolmo, Suécia *
- 16 de junho – Estádio Olímpico, Helsinque, Finlândia *
- 21 de junho – Utilita Arena, Birmingham, Inglaterra ^
- 22 de junho – Co-op Live, Manchester, Inglaterra ^
- 25 de junho – Malahide Castle, Dublin, Irlanda *^
- 28 de junho – Longon Stadium, Londres, Inglaterra *^
- 30 de junho – OVO Hydro, Glasgow, Escócia ^
- 03 de julho – Festival Eurockéennes, Belfort, França (Festival)
- 05 de julho – Estadio Cívitas Metropolitano, Madrid, Espanha **
- 06 de julho – MEO Arena, Lisboa, Portugal **
- 09 de julho – Hallenstadion, Zurique, Suíça **
- 11 de julho – Veltins-Arena, Gelsenkirchen, Alemanha **
- 13 de julho – Stadio Euganeo, Padova, Itália **
- 15 de julho – Bürgerweide, Bremen, Alemanha **
- 17 de julho – Estádio Ernst Happel, Viena, Áustria **
- 19 de julho – Paris La Défense Arena, Paris, França **
- 23 de julho – GelreDome, Arnhem, Holanda **
- 25 de julho – Deutsche Bank Park, Frankfurt, Alemanha **
- 26 de julho – Cannstatter Wasen, Stuttgart, Alemanha **
- 29 de julho – Waldbühne, Berlim, Alemanha **
- 02 de agosto – PGE Narodowy, Varsóvia, Polônia **
Abertura:
Um asterisco = Halestorm
Circunflexo = The Raven Age
Dois asteriscos = Avatar
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.