Aos 66 anos, Fish anunciou sua aposentadoria da música. Desde a saída do Marillion em 1988, o vocalista seguia carreira solo, mas, nos últimos tempos, já vinha abordando a ideia de se retirar. Agora, decidiu afastar-se em definitivo.
Inclusive, o cantor encerrou até mesmo a sua loja oficial e o podcast “Fish on Friday”, que mantinha no formato desde o início de 2020. Conforme transcrição do site The Metal Voice, ele explicou no episódio final:
“Estou seguindo o que sinto e [aposentar-se] parece certo. Estou animado, motivado e este é o momento certo para deixar a música. É a hora certa para seguir em frente. Sei que pode ser difícil para alguns aceitarem e entenderem, mas preciso ser quem realmente sou, preciso continuar com minha própria vida e me dedicar às coisas que são importantes para mim. Continuarei criando música, sendo criativo, escrevendo… mas não sei ao certo. Sempre preciso criar, faz parte da minha natureza, é o que justifica a minha existência.”
Em setembro de 2020, Fish lançou o seu mais recente álbum, “Weltschmerz”. À época, o cantor já havia descrito o trabalho como o seu último disco de estúdio.
No ano passado, ao relançar os discos “Vigil in a Wilderness of Mirrors” (1990) e “Internal Exile” (1991) como os projetos finais da gravadora própria Chocolate Frog Record Company, afirmou em comunicado (via Prog):
“Há um senso de conclusão em relançar os dois primeiros álbuns da minha carreira solo enquanto me aproximo da minha turnê de despedida e da minha aposentadoria da indústria musical. Foram discos marcantes em sua época, e as novas mixagens de Calum Malcolm deram uma nova vida, energia e uma dinâmica completamente diferente aos discos. Encerrar a gravadora com esses lançamentos parece uma despedida respeitosa e adequada, um encerramento dramático de um capítulo da minha vida.”
Por fim, Fish iniciou em outubro a mencionada turnê de despedida “Road to the Isles Tour 2024/2025”. A apresentação derradeira aconteceu na segunda-feira (10), na O2 Academy, em Glasgow, na Inglaterra.
Planos de Fish após aposentadoria
Conforme o jornal Scottish Daily Express, Fish expressou quais eram seus planos após a aposentadoria no início de 2023. À época, o cantor revelou aos seguidores que comprou uma casa em Hébridas Exteriores, ilha localizada na costa oeste da Escócia, com o intuito de viver tranquilamente ao lado da esposa Simone. No mesmo ano, vendeu os masters das canções que compôs com o Marillion.
À Classic Rock em setembro do ano passado, o cantor disse estar “entediado” com a indústria da música. Ainda assim, não descartou apresentações pontuais e especiais e lançamentos para o futuro — que não necessariamente envolvam música:
“Estou entediado com o mundo da música. Eu sabia que tinha feito meu último álbum com ‘Weltschmerz’. As pessoas perguntavam: ‘como você sabe que é o último álbum?’. Porque eu não consigo levar isso adiante […]. Agora somos eu e minha esposa [morando juntos na ilha] e temos muitos amigos bons por lá. E é lá que eu quero estar […]. Simone e eu estamos criando algo na ilha que é realmente especial. Podemos nos aposentar e, então, por quatro semanas por ano, talvez, podemos deixar a ilha por um tempo, eu posso fazer alguma coisa especial para os fãs, ou posso fazer um show de stand-up, ou uma turnê de leitura para divulgar minha autobiografia [ainda inacabada]. Há muitas coisas que posso fazer.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.