Lars Ulrich é um grande fã de John Bonham e Neil Peart. Não é segredo que os saudosos bateristas do Led Zeppelin e Rush viraram referências em seu instrumento e dois dos maiores nomes da história. Mas, apesar de reconhecer a importância de ambos, um deles acaba se destacando mais do que o outro para o baterista do Metallica.
Quando perguntado sobre o maior baterista de todos os tempos durante entrevista ao programa The Howard Stern Show em 2020, o músico deixou claro que é uma resposta difícil. No entanto, não hesitou e escolheu Bonzo sob a seguinte justificativa:
“Tenho sido perguntado sobre o melhor baterista da história há 40 anos e é muito difícil responder. Sem desrespeito ao Neil, mas eu escolheria John Bonham. Músicas como ‘When the Levee Breaks’ e ‘All My Love’ são basicamente o modelo do groove que eu continuo querendo trazer para o Metallica. É a minha inspiração. ‘When the Levee Breaks’ mostra o Bonham clássico. A bateria é grandiosa, estrondosa, com muita ambiência. Ele tinha um peso maior, tocava com muita força… soa como um verdadeiro trovão.”
Ainda assim, nas palavras de Ulrich, é impossível não ser grato ao trabalho de Peart por questões que vão além de técnica e estilo. Para exemplificar, o baterista relembrou uma conversa que teve com o saudoso colega de profissão por telefone em 1984:
“Você não pode ter uma conversa sobre bateria, em qualquer nível, sem ser extremamente grato ao Neil e a tudo o que ele fez, não apenas pelo instrumento, mas pela comunidade. Eu tinha 20 anos, não tinha um tostão furado. E ele me ligou e fiquei completamente intimidado e impressionado. Neil era simplesmente um Deus do rock. Conversamos por 30, 45 minutos no telefone, falando sobre bateria… toda a experiência foi como um conto de fadas.”
Sobre Lars Ulrich
Nascido em Gentofte, Dinamarca, Lars Ulrich se mudou para os Estados Unidos aos 16 anos visando treinar tênis para seguir as carreiras do pai e do avô. Logo, a música desviaria esse propósito.
Junto de James Hetfield, fundou e segue comandando as atividades do Metallica, a banda de maior popularidade mundial em seu estilo. Também gravou com Mercyful Fate, além de ter participado de um trabalho ao vivo do Volbeat, ambos conterrâneos.
Na última década se aventurou em algumas participações atuando em filmes. Ainda é um ativista pela causa do acesso universal aos cuidados de saúde para os cidadãos dos EUA, investindo na clínica gratuita Haight Ashbury de São Francisco, Califórnia.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.