Os três integrantes remanescentes do Soundgarden vão se reunir por uma boa causa. A banda irá se apresentar dia 14 de dezembro no SMooCH, evento beneficente em prol do Seattle Children’s Hospital, na cidade natal da banda nos Estados Unidos.
Kim Thayil (guitarra), Ben Shepherd (baixo) e Matt Cameron (bateria) serão acompanhados da cantora Shaina Shepherd — apesar do sobrenome, nenhuma relação com o baixista — no posto do saudoso Chris Cornell. A apresentação é descrita pelos organizadores como uma “performance rápida de bis”.
Shaina fez parte da banda Bearaxe e colaborou com Thayil em 2020, tocando duas músicas do Alice in Chains — “It Ain’t Like That” e “What the Hell Have I” — durante um evento em homenagem à banda.
O grupo curiosamente irá usar uma alcunha conhecida por fãs do grupo. Quando se reuniu em 2010 após 13 anos separada, o quarteto clássico tocou um show surpresa em Seattle sob o nome Nudedragons, anagrama de Soundgarden. Agora, os músicos trouxeram esse pedaço do passado de volta.
Além dessa reunião dos integrantes remanescentes do Soundgarden, o evento também contará com a participação de Duff McKagan, Sebadoh e do líder do Built to Spill, Doug Martsch.
Soundgarden vs. espólio de Chris Cornell
Ainda não se sabe como o espólio de Chris Cornell se sente quanto a isso — e talvez nem caiba uma opinião, visto que outro nome de projeto foi adotado. A viúva do cantor, Vicky, está envolvida em uma briga judicial com os outros integrantes há anos. Após um acordo inicial no início de 2023, a situação não evoluiu ao ponto dos dois lados encontrarem um consenso.
A disputa gira em torno de royalties não-pagos e autoria de músicas inéditas compostas antes da morte do vocalista. Vicky Cornell alega que o grupo reteve pagamentos como estratégia para fazê-la entregar gravações feitas pelo marido. Por sua vez, a banda afirma ter trabalhado nesse material de maneira coletiva e que cinco das sete faixas reivindicadas pelo espólio são parcerias com outros integrantes.
À época do acordo, em abril de 2023, uma nota conjunta chegou a ser emitida nos canais oficiais de ambos os lados, contendo o seguinte texto:
“Soundgarden e Vicky Cornell, representando o espólio de Chris Cornell, estão felizes de anunciar que chegaram a um acordo amigável fora de tribunal. A reconciliação marca uma nova parceria entre ambas as partes, o que permitirá fãs do Soundgarden por todo o mundo escutarem as últimas canções que a banda e Chris trabalharam juntos.
Os dois lados estão agora unidos para impulsionar, honrar e construir em cima do incrível legado do Soundgarden, além da marca enorme de Chris na história da música – como um dos grandes compositores e vocalistas de todos os tempos.”
Durante aparição em novembro de 2023 no podcast “The Vinyl Guide” (via Kerrang!), o baterista Matt Cameron ofereceu uma perspectiva sobre o andamento do projeto. E as notícias não são exatamente as melhores.
“Não acho que sairá algo ano que vem, infelizmente. Ainda estamos no meio de uma disputa com a propriedade e… Tudo está em espera no momento e, infelizmente, não posso entrar em detalhes. Mas não parece que isso vai acontecer no próximo ano. Mas espero que em breve – não vou perder as esperanças.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.