Fã em SP exibe bandeira de Israel enquanto Eric Clapton usa guitarra da Palestina

Músico tem utilizado instrumento personalizado durante última música de seus shows desde o fim do ano passado

Um fã na pista premium do show realizado por Eric Clapton no Allianz Parque, em São Paulo, no último domingo (29), exibiu uma bandeira de Israel em direção ao palco. A situação se deu enquanto o músico usava uma guitarra pintada com as cores da Palestina.

O instrumento tem sido utilizado por Clapton ao longo deste ano, sempre na última música do repertório. Na atual turnê pela América do Sul, a canção escolhida para fechar o show é “Before You Accuse Me”, original de Bo Diddley. O artista inglês não pareceu ter percebido a reação da pessoa na plateia.

- Advertisement -

Exceção feita à performance no Allianz Parque, responsável por encerrar uma tour de quatro datas pelo Brasil, nenhuma manifestação contrária do tipo havia sido percebida. Antes, o guitarrista se apresentou em Curitiba (24/09), Rio de Janeiro (26/09) e também em São Paulo, mas na casa de eventos Vibra (28/09). Todos os eventos tiveram cobertura do site IgorMiranda.com.br.

Confira fotos e um vídeo com trecho da execução de “Before You Accuse Me” no estádio paulistano.

Eric Clapton em apoio à causa palestina

Em dezembro do ano passado, durante um show privado em Londres, Inglaterra, Eric Clapton surpreendeu ao fazer uso de uma guitarra com as cores da bandeira da Palestina. A apresentação teve renda integralmente revertida ao Medical Aid For Palestinians, que presta socorro ao povo palestino em meio aos conflitos na Faixa de Gaza.

Recentemente, o artista havia compartilhado o vídeo “Voice of a Child”, que conta com imagens de crianças feridas em Gaza e de protestos pró-Palestina. Em entrevistas, ele tem reiterado seu apoio aos palestinos.

Leia também:  Filme-concerto do Tears for Fears será exibido no Brasil

Ao The Real Music Observer (via Far Out Magazine), Clapton discutiu as manifestações pelo cessar-fogo que vinham acontecendo em universidades americanas. Seus filhos o atualizam sobre o tema. O músico ainda citou os reitores que foram obrigados a depor no Senado Americano.

“Duas das minhas filhas estão na universidade e está (acontecendo) na cara delas: ‘você sabe o que está acontecendo?’. Então elas estão ativas e eu estava tão entusiasmado pelo que estava acontecendo em Columbia e em todo lugar. E então eu vi e não podia acreditar, porque me deixou apavorado, as audiências no Senado, que eram como os julgamentos de Nuremberg, sabe?

O comitê do Senado fazendo perguntas diretas para os reitores de universidades, dizendo: ‘Eu só quero ouvir sim ou não. Não me fale sobre contexto. Sim ou não, você está promovendo antissemitismo na sua universidade? Sim ou não’. E eu pensei ‘O que é isso, a Inquisição Espanhola?’.”

Para o guitarrista, os políticos americanos estavam sendo pressionados pelo Comitê Americano de Relações Públicas de Israel (AIPAC, na sigla em inglês) para suprimir as manifestações. Em seguida, fez declarações ainda mais diretas:

“É o AIPAC, é o lobby. Israel está comandando o show. Israel está comandando o mundo.”

Críticas à vacinação contra covid-19

Nos últimos anos, Eric Clapton se envolveu em polêmicas por conta de outras opiniões. A situação se deu durante a pandemia, quando o guitarrista gravou músicas contra as medidas sanitárias, financiou uma banda antivacina, compartilhou informações falsas sobre imunizantes e ameaçou não se apresentar em espaços que exigissem comprovante de vacinação – tendo voltado atrás posteriormente.

Em 2023, ele tocou em um evento privado com objetivo de arrecadar fundos para Robert F. Kennedy Jr. À época, o político conhecido por seu posicionamento antivacina, pretendia se candidatar para a presidência dos Estados Unidos.

Dois anos antes, o instrumentista conversou com o site de Robert Kennedy Jr, The Defender. Na ocasião, criticou as vacinas contra a Covid-19 e revelou ter perdido amizades após assumir uma postura adversa à ciência.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasFã em SP exibe bandeira de Israel enquanto Eric Clapton usa guitarra...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades