“Israel está comandando o mundo”, diz Eric Clapton

Apoiador da causa palestina, músico afirma que "lobby israelense" visa suprimir manifestações em universidades americanas que pedem cessar-fogo em Gaza

Eric Clapton tem se manifestado abertamente a respeito do conflito entre Israel e o grupo Hamas na Faixa de Gaza. Ao contrário do que se poderia imaginar — por conta de posturas no passado recente —, o guitarrista defende o lado palestino na guerra. Até mesmo usou as cores da bandeira da Palestina em sua guitarra durante um show beneficiente com renda destinada ao povo da região.

Em entrevista ao The Real Music Observer (via Far Out Magazine), Clapton falou sobre as manifestações pelo cessar-fogo que estão acontecendo em universidades americanas. Seus filhos o têm mantido atualizado sobre o tema e o músico ainda citou os reitores que foram obrigados a depor no Senado Americano.

- Advertisement -

O músico declarou:

“Duas das minhas filhas estão na universidade e está (acontecendo) na cara delas: ‘você sabe o que está acontecendo?’. Então elas estão ativas e eu estava tão entusiasmado pelo que estava acontecendo em Columbia e em todo lugar. E então eu vi e não podia acreditar, porque me deixou apavorado, as audiências no Senado, que eram como os julgamentos de Nuremberg, sabe?

O comitê do Senado fazendo perguntas diretas para os reitores de universidades, dizendo: ‘Eu só quero ouvir sim ou não. Não me fale sobre contexto. Sim ou não, você está promovendo antissemitismo na sua universidade? Sim ou não’. E eu pensei ‘O que é isso, a Inquisição Espanhola?’.”

Leia também:  Por que o R.E.M. não voltará, segundo os próprios integrantes

Para o guitarrista, os políticos americanos estão sendo pressionados pelo Comitê Americano de Relações Públicas de Israel (AIPAC, na sigla em inglês) para suprimir as manifestações. Em seguida, fez declarações ainda mais diretas:

“É o AIPAC, é o lobby. Israel está comandando o show. Israel está comandando o mundo.”

Clapton tem declarado apoio à causa palestina desde 2023, quando o conflito teve início. Em dezembro, ele realizou um show fechado para arrecadar fundos que foram enviados para auxílio médico em Gaza. Também em 2023, o guitarrista lançou o single “Voice of a Child”, cujo vídeo traz imagens da região mais afetada pela guerra.

Eric Clapton no Brasil

Em 2024, Eric Clapton vem ao Brasil para quatro shows com abertura de Gary Clark Jr. As datas e locais são:

  • 24 de setembro: Ligga Arena, Curitiba;
  • 26 de setembro: Jeunesse Arena, Rio de Janeiro;
  • 28 de setembro: Vibra, São Paulo.
  • 29 de setembro: Allianz Parque, São Paulo.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotícias“Israel está comandando o mundo”, diz Eric Clapton
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades