Os shows dos Beatles que Paul McCartney mais gostou de ter feito

Banda encerrou a carreira como atração de palco quatro anos antes de acabar em definitivo

O primeiro show dos Beatles usando o nome que consagrou a banda aconteceu dia 15 de janeiro de 1960, em Liverpool. Antes, o Quarrymen começou a se apresentar ainda em 1956, mas o período contou com uma série de jovens transitando em torno da figura de John Lennon até que uma formação se estabilizasse.

Excluindo o lendário concerto no teto da Apple, em 1969, a última vez que o Fab Four subiu em um palco apropriado ocorreu em 29 de agosto de 1966. O local foi o estádio Candlestick Park, em San Francisco, Califórnia, Estados Unidos. Posteriormente, o quarteto se transformou em uma força criativa de estúdio em tempo integral.

- Advertisement -

Em 1971, o fim do Fab Four era recente. Durante entrevista ao Melody Maker, resgatada pelo fansite Beatles Interviews e repercutida pelo Far Out Magazine, Paul McCartney compartilhou as melhores lembranças dos shows. Ele disse:

“Meus melhores dias tocando eram nas sessões de almoço do Cavern. Subíamos no palco com um pãozinho de queijo e um cigarro. Sentíamos que realmente tinha algo acontecendo.”

Em seguida, complementou:

“Os amplificadores costumavam fundir. Parávamos e cantávamos um comercial da Sunblest Bread enquanto eles eram consertados. Eu andava pela rua, tocando meu violão e irritando os vizinhos. Não podia fazer isso agora, mas é o que quero fazer com o Wings.”

Leia também:  A curiosa reação do Trivium a pedido para atirar ovos no Iron Maiden no Ozzfest

Sobre o Cavern Club

Fundado em Liverpool no ano de 1957, o The Cavern Club era voltado inicialmente ao jazz. Fechou em 1973 e reabriu em 1984, encerrando atividades novamente em 1989 e retomando em 1991 de forma definitiva. Os Beatles fizeram 292 shows por lá, o primeiro em 21 de fevereiro de 1961 e o último no dia 3 de agosto de 1963.

Continua recebendo apresentações artísticas até hoje e sendo administrado pelos mesmos donos desde a última reinauguração. Também ganhou “filiais tributos” ao redor do mundo. Na América do Sul, há uma em Buenos Aires, Argentina.

Paul McCartney no Brasil

Paul foi o primeiro Beatle a voltar a fazer shows, além de o único que se manteve de forma constante viajando pelo mundo em turnês. Desde 1990, foram 37 apresentações no Brasil em 10 turnês. E a próxima já está agendada, com as seguintes datas e locais:

  • 15/10 – Estádio Allianz Parque, São Paulo
  • 16/10 – Estádio Allianz Parque, São Paulo
  • 19/10 – Estádio da Ressacada, Florianópolis

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesOs shows dos Beatles que Paul McCartney mais gostou de ter feito
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

  1. Interessante a historia do Cavern Club, pois tem conexão direta com Paul e os Beatles. Lembro de na época do ”Bug do milênio”, na virada do século XX para o XXI, Paul lançou seu 11º album de estúdio, ”Run Devil Run”, comprei esse CD que tenho até hoje.

    É o primeiro após a morte de Linda McCartney. Então, Paul decidiu homenagear o século XX com um retorno as suas raizes roqueiras, com algumas das músicas que ele amava quando adolescente. E reuniu um ‘timaço’ de músicos para tal, como Ian Paice, David Gilmour, Geraint Watkins.

    Esse CD possui covers de musicas conhecidas e outras obscuras do rock and roll dos anos 50, e três originais de Paul, compostas no mesmo estilo, incluindo a musica-titulo, até a masterização lembra os anos 50.

    E em 14/dezembro/1999, ele voltou ao Cavern Club para tocar um set para divulgar esse álbum Run Devil Run. Inclusive, esse show foi gravado e gerou o video ”Live at the Cavern Club”. Tem o Gilmour no show, com todos os outros que gravaram esse album com Paul.

    Foi o segundo album de covers do Paul. Seu 1º de covers (Снова в СССР), foi lançado na Russia em 1988.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades