A polêmica letra de George Harrison que foi excluída de encarte

Faixa do álbum “All Things Must Pass” abordava a religiosidade do Beatle e criticava o mercantilismo católico

A contribuição criativa de George Harrison aos Beatles cresceu gradativamente com o desenrolar da carreira do Fab Four. De certa forma, dá para afirmar que o guitarrista foi quem mais se beneficiou do encerramento das atividades da banda, já que afirmava abertamente se sentir oprimido pela dominância da parceria Lennon-McCartney.

O álbum “All Things Must Pass” (1971) não foi o primeiro como artista solo, mas trouxe um retrato mais coerente do que seus anteriores no objetivo de mostrar o lado compositor de seu protagonista. E isso se refletiu até mesmo nas polêmicas — como uma música que não teve a letra inclusa no encarte.

- Advertisement -

Awaiting On You All” era uma das mais carregadas do ponto de vista religioso, junto ao hit “My Sweet Lord”. Nela, o autor entoava frases como “Ao cantar os nomes do Senhor vocês serão livres” e “O Senhor está esperando que todos vocês despertem e vejam.”

No verso final da faixa, Harrison mira no Papa, cantando:

“Enquanto o Papa possui 51 por cento da General Motors e a bolsa de valores é a única coisa que ele está qualificado para nos citar, o Senhor está esperando por todos vocês para despertar e ver.”

A linha faz referência aos investimentos do Vaticano em corporações como a General Motors, embora a porcentagem seja exagerada, como atesta o Far Out Magazine.

A censura da gravadora

A letra provoca uma reflexão sobre o estado da religião no mundo moderno com o verdadeiro significado da espiritualidade, contrastando os negócios do Papa com as tentativas de Deus de despertar e libertar as pessoas. Embora o verso tenha entrado na gravação da música, a EMI o considerou muito controverso para aparecer no encarte do disco. Com isso, o conteúdo lírico acabou omitido.

Leia também:  A fala de Mike Shinoda em show que pode ter sido resposta a filho de Chester

Em depoimento registrado pelo fansite Beatles Bible, George explicou:

“‘Awaiting On You All’ é sobre meditação Japa Yoga, que é a repetição em contas de mantras. Um mantra é energia mística envolta em uma estrutura sonora. Cada mantra contém, dentro de suas vibrações, um certo poder. Eles são construídos a partir das cinquenta letras do alfabeto sânscrito (Devanagari – linguagem dos Deuses) e direcionam a mente para a concentração na suprema energia espiritual liberadora nos chakras do corpo. A maioria dos mantras para Japa utiliza os muitos nomes de Deus. O maha-mantra foi prescrito como o caminho mais fácil e seguro para atingir a Realização de Deus nesta era atual.”

George Harrison e “All Things Must Pass”

Terceiro trabalho solo de George Harrison, “All Things Must Pass” foi o primeiro lançado após o rompimento dos Beatles. Musicalmente, o disco evidencia as experiências com o folk, incluindo o sensível crescimento do uso de slide guitar. A abordagem lírica intensifica a aproximação com o lado espiritual.

Músicos como Eric Clapton, Ringo Starr, Billy Preston, Alan White, Gary Wright, Bobby Whitlock, Klaus Voormann, Peter Frampton, Phil Collins e os integrantes do Badfinger participaram das gravações. Bob Dylan contribuiu compondo a faixa de abertura, “I’d Have You Anytime”.

A edição original vinha com um LP bônus intitulado “Apple Jam”, trazendo registros de improvisos em estúdio. Especula-se haver material produzido durante as sessões que permanece inédito até hoje, tamanho o fluxo de criatividade do período.

“All Things Must Pass” chegou ao número 1 das paradas de 8 países, vendendo mais de 8 milhões de cópias em todo o mundo.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA polêmica letra de George Harrison que foi excluída de encarte
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades