A decisão do Foo Fighters após Trump usar música sem autorização

Candidato republicano à presidência dos Estados Unidos utilizou “My Hero” durante comício no Arizona

O Foo Fighters denunciou o uso não autorizado de sua música “My Hero” em um comício de Donald Trump no Arizona, realizado na última sexta-feira (23). O ex-presidente dos Estados Unidos e atual candidato do Partido Republicano à Casa Branca apresentou Robert F. Kennedy Jr. ao som da canção da banda.

Foi o suficiente para o grupo se manifestar contrariamente à atitude. Em represália, Dave Grohl e companhia realizarão uma ação em benefício da campanha de Kamala Harris, adversária do empresário na eleição.

- Advertisement -

Disse um porta-voz à Billboard:

“Não foi pedida permissão ao Foo Fighters, e se fosse, eles não teriam concedido. Ações apropriadas estão sendo tomadas. Quaisquer royalties recebidos como resultado desse uso serão doados para a campanha Harris/Walz.”

Artistas x Donald Trump

Desde a primeira vez que entrou em uma campanha presidencial, ainda em 2016, Donald Trump sofre resistência de artistas que o proíbem de usar suas obras. Nomes como Aerosmith, Neil Young, Beatles, Bruce Springsteen, Queen, Elton John e Rolling Stones, além dos espólios de Prince, David Bowie e Tom Petty se manifestaram contra o político e o que ele representa.

Leia também:  A estratégia de Dave Grohl ao anunciar filha fora do casamento, segundo especialistas em RP

De acordo com a Billboard, as organizações de direitos autorais BMI e ASCAP exigem que campanhas políticas obtenham licenças para veicular músicas em seus catálogos, com uma ressalva na licença que permite que compositores se oponham ao uso. No entanto, isso não impede que a canção seja tocada em um comício.

A opinião de Dave Grohl

Em 2018, quando Trump estava no poder, Dave Grohl não mediu palavras durante entrevista à revista britânica GQ. Ele declarou:

“Hoje, o sonho americano está quebrado. Eu provavelmente viajei internacionalmente mais do que nosso atual presidente e a única coisa que entendo que ele não entende é que o mundo não é tão grande quanto você pensa que é. Está tudo na sua vizinhança. Índia, Ásia, Islândia, não são outros sistemas solares. Tenho vergonha do nosso presidente. Peço desculpas por isso quando viajo.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasA decisão do Foo Fighters após Trump usar música sem autorização
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades