Como o Pink Floyd compôs o hit “Wish You Were Here”, segundo Roger Waters

Uma das músicas mais conhecidas da banda nasceu a partir de uma ideia de David Gilmour que foi desenvolvida pelo líder

Wish You Were Here”, faixa-título do álbum lançado pelo Pink Floyd em 1975, se tornou uma das canções mais conhecidas da carreira do grupo. Sua profundidade lírica é pontuada por uma melodia palatável, criando um casamento perfeito entre o popular e o sofisticado de forma rara.

Uma curiosidade se dá na criação da composição, uma parceria entre os desafetos David Gilmour e Roger Waters. O primeiro trouxe os primeiros acordes, enquanto o segundo criou todo um arranjo ao seu redor. A história foi relembrada pelo baixista e vocalista durante entrevista à AXS TV.

- Advertisement -

Ele disse, conforme transcrição da Guitar World:

“É uma daquelas músicas estranhas que vieram muito facilmente. David Gilmour estava tocando o riff, fiquei ouvindo e pensando: ‘o que é isso?’. Uma hora ele tocou e eu pedi: ‘toque isso de novo’. Então eu aprendi e perguntei: ‘e depois, o que acontece?’. Ele respondeu: ‘nada, é só isso’. E eu retruquei: ‘então você se importa se eu ver o que acontece depois?’.”

O resultado que o mundo conhece foi obtido em cerca de uma hora. Roger exalta o que foi alcançado.

“Foi um daqueles momentos felizes em que o fluxo da consciência funciona, as palavras saem com métrica e significado, se encaixando na melodia. Não tento investigar muito as músicas que fazemos. Seria um pouco como dissecar uma borboleta, você acaba com poeira e alguns pedaços quebrados.”

No momento da publicação desta matéria, “Wish You Were Here” é a segunda música mais tocada do Pink Floyd no Spotify, atrás apenas de “Another Brick in the Wall Part II”.

Leia também:  Angra faz shows sem baixista após Felipe Andreoli passar por cirurgia emergencial

Pink Floyd e “Wish You Were Here”, o álbum

Nono disco de inéditas, “Wish You Were Here” é o segundo conceitual da carreira do Pink Floyd, trazendo uma crítica à objetificação da arte pela indústria. Também conta com tributos a Syd Barrett na faixa-título e em “Shine On You Crazy Diamond”.

O vocalista e guitarrista original chegou a visitar a banda durante as gravações. Os antigos colegas não o reconheceram, graças à aparência totalmente alterada.

Chegou ao primeiro lugar das paradas norte-americana e britânica, tendo vendido mais de 13 milhões de cópias em todo o mundo. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas nas sessões de gravação, David Gilmour e Richard Wright já o classificaram como o melhor disco do grupo.

Em 1993, o guitarrista e vocalista disse à mesma Guitar World:

“Para mim, ‘Wish You Were Here’ é o álbum mais satisfatório. Eu realmente o amo. Quer dizer, eu prefiro ouvir ele do que ‘Dark Side of the Moon’. Acho que foi o disco em que nós alcançamos um melhor equilíbrio entre música e letras.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo o Pink Floyd compôs o hit “Wish You Were Here”, segundo...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades