Quando o próprio Wolfgang Van Halen chamou David Lee Roth de volta para o Van Halen

Cantor retornou à banda em 2006 — e tudo começou com ligação feita por filho de Eddie Van Halen e atual líder do Mammoth WVH

David Lee Roth deixou o Van Halen em 1985 e seguiu carreira solo. Nos anos seguintes, a banda continuou em atividade com Sammy Hagar comandando os vocais, em duas passagens diferentes, e, em determinado período, Gary Cherone

Após uma tentativa em 1996, apenas em 2006 o vocalista original voltou ao posto, oficializando sua estreia em uma turnê iniciada no ano seguinte. Curiosamente, o retorno aconteceu por convite de Wolfgang Van Halen, filho do saudoso guitarrista Eddie Van Halen e atual líder do Mammoth WVH.

- Advertisement -

À época, o jovem passou a integrar a banda do pai e do tio Alex Van Halen, substituindo Michael Anthony no baixo. Como relembrou à revista People, o processo de tocar junto ao grupo deu-se naturalmente e envolvia além de uma proximidade familiar.

“Alex [baterista] e meu pai estavam sempre fazendo jams, independente do momento. Só quando eu estava saindo com eles que meu pai disse: ‘ei, Wolf, vem pegar um baixo’. Claramente era divertido para nós três tocarmos juntos. Fizemos isso por um tempo até percebermos que havia algo maior ali. Estávamos conectados em um nível que não era apenas familiar. Estávamos ritmicamente entrelaçados.”

Ao encontrarem sintonia, Wolfgang começou a considerar a colaboração de Roth nas tais jams, que ocasionaram a reunião. Como o próprio destacou, resolveu, então, ligar para o vocalista e chamá-lo – claro, com a aprovação do pai. 

“Eu escrevi exatamente o que eu queria dizer quando ligasse para David Lee Roth e perguntasse se ele queria vir e tocar com a gente. Basicamente disse ‘oi, aqui é Wolfgang Van Halen e eu estive tocando com meu tio e meu pai no estúdio 5150 e nós nos divertiríamos muito se você viesse e se juntasse a nós, não é brincadeira’. Lembro vividamente que meu pai me fez terminar a mensagem desse jeito.” 

Por fim, mencionou a mentalidade imatura que tinha no período, quando acreditava estar livre de quaisquer problemas por trabalhar em família:

“Pensei: ‘estou tocando com a minha família e isso vai ser muito emocionante, tudo vai ser ótimo e nada de ruim vai acontecer’. Isso mostra o quão jovem eu era na época.”

Leia também:  Slash anuncia transmissão ao vivo de show com sua banda de blues

David Lee Roth e Wolfgang Van Halen

Apesar do início amigável, os artistas enfrentaram conflitos. Em janeiro, David Lee Roth surpreendeu ao denunciar supostos ataques de estrelismo de Wolfgang, publicando um vídeo no YouTube sobre o assunto. As desavenças teriam se estendido até o último show da carreira do Van Halen, realizado no dia 4 de outubro de 2015.

Mais tarde, em março, durante entrevista ao The Morning X With Barnes & Leslie, da network de podcasts Cumulus, Wolfgang comentou a respeito. Com transcrição do Blabbermouth, ele respondeu:

“Acho que me sinto honrado por ele pensar em mim tanto quanto parece. É preciso assimilar o que David diz com cautela, considerando que ele também disse que compôs ‘Eruption’ e criou a Frankenstein [padrão listrado de vermelho, branco e preto que Eddie Van Halen tornou famoso em sua guitarra]… Ele disse que compôs todos os solos que papai criou. Acho que é tudo o que posso dizer. Parece que nasci neste drama do Van Halen, que veio muito antes de mim. E acho que, agora que meu pai não está aqui para ser um alvo, ele foi para o próximo melhor.”

Sendo assim, não é de se surpreender que o líder do Mammoth WVH não queira mais ter qualquer envolvimento em reunião ou tributo com o grupo que leva o sobrenome da família.

“Não quero tocar as músicas da banda sem meu pai.”

Uma das próximas atividades relacionadas ao Van Halen será o lançamento de “Brothers”, biografia de Alex Van Halen, programada para outubro. De qualquer modo, o baterista não parece entusiasmado com um retorno aos palcos. Não apenas pela ausência do irmão, mas também pelos problemas de saúde que enfrenta há anos. Saiba mais clicando aqui.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesQuando o próprio Wolfgang Van Halen chamou David Lee Roth de volta...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades