Slash colaborou novamente com o produtor Mike Clink em seu mais recente álbum solo, “Orgy of the Damned” – lançado em maio. Os dois já haviam trabalhado em conjunto no Guns N’ Roses e no Slash’s Snakepit. Sendo assim, a dupla conhece bem um ao outro, sobretudo profissionalmente.
Durante recente entrevista à Guitar World, Mike afirmou que o guitarrista tem um diferencial. Para ele, o músico, ao mesmo tempo em que apresenta um estilo original e reconhecível, mostra certas semelhanças à maneira de tocar do falecido Stevie Ray Vaughan. Em suas palavras, ambos compartilham da “mesma percepção de fluxo”, que ajuda na dinâmica geral de uma performance.
Primeiramente, ele destacou:
“Slash virou um dos guitarristas mais icônicos por um motivo. Quando você ouve o timbre, você sabe que é ele tocando. Não importa as notas, há aquele timbre, aquele som característico. É o que todos os guitarristas querem, mas poucos conseguem. Não depende só do amplificador ou da guitarra, e sim das mãos e dos dedos.”
Então, estabeleceu a comparação:
“É isso que diferencia os guitarristas. É como eles atingem as cordas da guitarra e adaptam-se à faixa, usando o instrumento em toda sua amplitude dinâmica. Stevie Ray Vaughan foi um mestre nisso. Olha aquela consistência! O cara estava muito no ritmo. E acho que Slash parece com ele. É um estilo diferente, mas ele tem a mesma percepção de fluxo – atuando muito como a cola que mantém tudo junto.”
Slash, “Orgy of the Damned” e o futuro
“Orgy of the Damned” teve seus principais resultados em paradas europeias, chegando ao 2º lugar na Alemanha e 8º no Reino Unido. Nos Estados Unidos, alcançou o 98º posto no The Billboard 200, principal chart do país. Uma resenha pode ser conferida clicando aqui.
Após a turnê divulgando o trabalho, Slash anunciou que gravará um novo álbum com o Myles Kennedy & The Conspirators. Quanto ao Guns N’ Roses, o guitarrista garante que a banda está “tentando” escrever um disco de material inédito.
Sobre Stevie Ray Vaughan
Nascido em Dallas, Texas, Stevie Ray Vaughan começou a tocar guitarra aos 7 anos, influenciado por seu irmão Jimmie. A partir de 1965, começou a se aventurar com bandas locais. Porém, a maioria dos grupos optava pela música pop, enquanto seu desejo era o blues. Com isso, vivia trocando de parceria.
Nos anos 1970, realizou suas primeiras gravações profissionais, com grupos como Cast of Thousands, Nightcrawlers e Paul Ray And The Cobras.
Em 1978, formou sua própria banda, o Double Trouble. Vendeu mais de 10 milhões de discos só nos Estados Unidos. A participação de Stevie no trabalho de David Bowie, na metade dos anos 1980, também ajudou a impulsionar o conjunto.
Morreu em um acidente de helicóptero no dia 27 de agosto de 1990. O piloto e integrantes da equipe de Eric Clapton, que estavam a bordo, também faleceram.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.