Quando a ascensão do grunge fez Slash ser alvo de deboche em bar

Gilby Clarke comentou como o Guns N’ Roses lidou com a ascensão do subgênero que, de certa forma, roubou alguns holofotes da banda

Após o lançamento de “Appetite for Destruction” em 1987, o Guns N’ Roses se tornou uma das bandas mais aclamadas no mundo. O álbum, um dos mais vendidos da história, garantiu à banda um crescimento exponencial que adentrou a década de 1990.

Porém, alguns holofotes foram “roubados” pelo grunge, que surgiu naquele período. O movimento de Seattle representava, de certa forma, uma antítese do GN’R.

- Advertisement -

Em entrevista ao 80’s Metal Recycle Bin (com transcrição do Ultimate Guitar), Gilby Clarke comentou como a banda sofreu com a ascensão do grunge. O guitarrista — que se juntou ao Guns em 1991, substituindo Izzy Stradlin — revelou que o vocalista Axl Rose era o único integrante a acompanhar os expoentes do subgênero.

“Houve muita conversa sobre a mudança – muita mesmo. Axl estava sempre por dentro dessas coisas. Ele amava Nirvana, Soundgarden e Pearl Jam. Ele gostava muito mais dessas bandas do que eu gostava. Digamos que eu, Slash (guitarrista) e Duff (McKagan, baixista), fomos um pouco mais lentos na mudança.”

De acordo com Clarke, o fim da “Use Your Illusion Tour” em 1993 representou o marco da obsolescência do Guns N’ Roses perante o domínio do grunge. O momento prejudicou comercialmente os projetos solo dos músicos.

“Acho que quando realmente notamos a grande mudança foi quando saímos da estrada. Eu tinha feito um disco solo (em 1994), Slash também (com o Snakepit, em 1995). Estávamos tocando em estádios num ano, e no ano seguinte estávamos tocando em casas noturnas e teatros. O clima havia mudado naquele momento.”

Por fim, Gilby expôs uma situação em que Slash foi alvo de piadas por parte de jovens. O momento foi apontado como uma transição da imagem de ícone do rock para a de caricatura.

Leia também:  Slash anuncia transmissão ao vivo de show com sua banda de blues

“Lembro de uma coisa marcante com Slash e eu quando estávamos saindo do Rainbow [Bar em West Hollywood, Califórnia] uma vez. Isso foi provavelmente por volta de 1992 ou 93. Alguém viu Slash e disse: ‘oh, meu Deus, olha, é Slash’. Mas eles estavam rindo, como se ele fosse um personagem de desenho animado, não Slash do Guns N’ Roses, que, três ou quatro anos antes disso, era o cara mais maneiro do planeta. Essas foram algumas coisas que diziam que as coisas estavam mudando um pouco. Algumas bandas estavam começando a se transformar em caricaturas em vez de manter credibilidade musical.”

Grunge vs. hard rock

A ascensão do grunge na década de 1990 é considerada por muitos fãs como um dos principais fatores para o fim do destaque do hard rock no mainstream. Bandas como Warrant, Poison, Skid Row e Mötley Crüe perderam relevância e público enquanto Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden e Alice in Chains dominavam as paradas. 

O gênero originário de Seattle tomou conta do mercado durante a primeira metade dos anos 1990. Curiosamente, desgastou-se rapidamente, visto que as gravadoras passaram a contratar várias bandas que copiavam os principais nomes do segmento – algo que também é citado como determinante para a derrocada do hard rock oitentista.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesQuando a ascensão do grunge fez Slash ser alvo de deboche em...
Tairine Martins
Tairine Martinshttps://www.youtube.com/channel/UC3Rav8j4-jfEoXejtX2DMYw
Tairine Martins é estudante de jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Administra o canal do YouTube Rock N' Roll TV desde abril de 2021. Instagram: @tairine.m

1 COMENTÁRIO

  1. O que mais é interessante, é o fato da imprensa considerar o termo “Grunge” como estilo musical. E não é… Esse termo pode significar o movimento de bandas de Seattle, que foi visto em atacado, presenciado pela essa mesma imprensa.
    Essa mesma imprensa colocou o Nirvana como Flagship do movimento. Ou seja, você ouvia o Nirvana e achava que as outras bandas tinham o mesmo som…
    Pearl Jam não têm nada a ver com Nirvana, basicamente punk, assim como o Alice in Chains é mais metal e o Soundgarden une metal com psicodelia…
    Jimi Hendrix nasceu em Seattle e não pode ser Grunge, assim como a banda Queensryche que foi formada em 1981 em Seattle, não foi colocada no pacote!
    Já o Stone Temple Pilots, Smashing Pumpkins, Creed, Silverchair, entre outros, podem ter tido o tempo diferente de surgirem, mas não foram de Seattle e foram considerados do grupo…

    Vai entender???

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades