Nicko McBrain faz 72 anos; veja outros fatos da música em 5 de junho

Data marca também o lançamento do álbum mais polêmico do Metallica e de disco importante da Alice Cooper band

Hoje, Nicko McBrain faz 72 anos. O baterista, que nasceu em 5 de junho de 1952, se juntou ao Iron Maiden no fim de 1982, ocupando a vaga deixada pelo saudoso Clive Burr. Antes, tocou com Pat Travers e na banda Trust.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 5 de junho de outros anos:

- Advertisement -

-> Há 83 anos, em 5 de junho de 1941, nascia Erasmo Carlos. O Tremendão, um dos pioneiros do rock no Brasil e dono de longeva carreira, morreu em 22 de novembro de 2022, aos 81 anos, de paniculite complicada por sepse de origem cutânea.

-> Há 21 anos, em 5 de junho de 2003, o Metallica lançava “St. Anger”, seu 8º disco de estúdio. O álbum mais controverso da banda traz uma sonoridade orientada ao nu metal, com uso de timbres mais crus e bateria estalada, além de não ter solos de guitarra.

-> Há 22 anos, Dee Dee Ramone nos deixava. O baixista dos Ramones morreu em 5 de junho de 2002, aos 50 anos, de overdose de heroína. Foi um dos fundadores da banda, inicialmente como vocalista, além de ter sido um dos principais compositores.

-> Há 52 anos, em 5 de junho de 1972, Alice Cooper lançava “School’s Out”, seu 5º disco de estúdio. Foi o primeiro grande sucesso da banda, principalmente devido à faixa-título, que permaneceu como um dos pontos altos dos shows da carreira solo de Alice.

-> Há 35 anos, em 5 de junho de 1989, Paul McCartney lançava “Flowers in the Dirt”, seu 8º disco solo. Marcou um ressurgimento do Beatle, que sairia em turnê pela primeira vez em uma década. “My Brave Face”, “This One” e “Figure of Eight” estão entre os destaques.

-> Há 15 anos, em 5 de junho de 2009, o Chickenfoot lançava “Chickenfoot”, seu disco de estreia. Apresenta o supergrupo formado por Sammy Hagar e Michael Anthony, dois ex-Van Halen, além de Chad Smith (Red Hot Chili Peppers) e Joe Satriani.

-> Há 23 anos, em 5 de junho de 2001, o Radiohead lançava “Amnesiac”, seu 5º disco de estúdio. Aqui, a banda incorpora elementos de krautrock, jazz, eletrônica e música clássica contemporânea. Os singles foram “Knives Out”, “I Might Be Wrong” e “Pyramid Song”.

-> Há 4 anos, em 5 de junho de 2020, o Ira! lançava “Ira”, seu 12º disco de estúdio. Foi o primeiro álbum da banda em 13 anos. Marcou as estreias do baixista e tecladista Johnny Boy e do baterista Evaristo Pádua em estúdio.

Leia também:  Globo voltará a transmitir shows do Rock in Rio ao vivo, segundo jornal

-> Hoje, Pete Wentz faz 45 anos. O baixista do Fall Out Boy, que nasceu em 5 de junho de 1979, participou de todos os álbuns lançados pela banda. Também fundou o selo DCD2 Records, que já lançou nomes como Panic! at The Disco e Gym Class Heroes.

-> Há 42 anos, em 5 de junho de 1982, o Heart lançava “Private Audition”, seu 6º disco de estúdio. O álbum foi o último a contar com baterista Mike Derosier e com o baixista Steve Fossen. A música “This Man is Mine” foi promovida como single.

-> Há 4 anos, em 5 de junho de 2020, Frejat lançava “Ao Redor do Precipício”, seu 5º disco solo. Foi o primeiro álbum solo após sua saída do Barão Vermelho. Eclético, volta a apostar em baladas, mas também tem elementos que vão do funk carioca a ritmos nordestinos.

-> Há 27 anos, Ronnie Lane nos deixava. O baixista do Faces morreu em 5 de junho de 1997, aos 51 anos, de complicações da esclerose múltipla. Além do Faces e do Small Faces, trabalhou em carreira solo e com Pete Townshend e Ronnie Wood, entre outros.

-> Há 23 anos, em 5 de junho de 2001, o Blue Öyster Cult lançava “Curse of the Hidden Mirror”, seu 14º disco de estúdio. Foi o último registro do grupo antes de uma longa pausa de quase 20 anos, até o próximo trabalho, “The Symbol Remains” (2020).

-> Há 17 anos, em 5 de junho de 2007, o Poison lançava “Poison’d!”, seu 7º disco de estúdio. Traz covers de vários artistas, alguns inéditos, outros divulgados pela banda no passado. Entre os homenageados, estão Kiss, Sweet, Alice Cooper, David Bowie e mais.

-> Há 38 anos, em 5 de junho de 1986, o Alphaville lançava “Afternoons In Utopia”, seu 2º disco de estúdio. Com participação de 27 músicos ao todo, o álbum trouxe como singles as músicas “Dance With Me”, “Universal Daddy”, “Jerusalem”, “Sensations” e “Red Rose”.

-> Há 17 anos, em 5 de junho de 2007, Marilyn Manson lançava “Eat Me, Drink Me”, seu 6º disco de estúdio. Foi gravado apenas por Manson e o multi-instrumentista Tim Sköld. As músicas “Heart-Shaped Glasses” e “Putting Holes in Happiness” saíram como singles.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaNicko McBrain faz 72 anos; veja outros fatos da música em 5...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades