Eric Clapton se une a Roger Waters e apoia político de esquerda “contra genocídio em Gaza”

Músicos ofereceram suporte ao ativista Andrew Feinstein, defensor da causa palestina que disputará a próxima eleição para o parlamento britânico

Solidário à causa palestina, Eric Clapton voltou a se manifestar a respeito da guerra entre Israel e o Hamas. Desta vez, através de uma atitude referente a seu próprio país: o guitarrista afirmou ter se unido ao amigo Roger Waters a apoiar um político de esquerda contra o que chamou de genocídio em Gaza.

Clapton foi até suas redes sociais para oferecer suporte ao ativista político Andrew Feinstein, que disputará de forma independente a eleição para a Câmara dos Comuns do Reino Unido — o parlamento britânico, equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil. O pleito acontece no próximo dia 4 de julho.

- Advertisement -

Feinstein já foi político na África do Sul, seu país natal, e ficou conhecido justamente por ser um apoiador da causa palestina. Ele concorrerá a uma cadeira no parlamento britânico pelo distrito eleitoral de Holborn and St. Pancras contra Keir Starmer, atual líder do Partido Trabalhista (de centro-esquerda) e também da oposição na casa.

Starmer viu seu prestígio cair dentro do partido e entre seus apoiadores ao afirmar, em outubro do ano passado, que Israel tem “o direito e o dever” de se defender do Hamas na Faixa de Gaza. Isso fez o nome de Feinstein ganhar força dentro do distrito eleitoral, que abrange alguns bairros de Londres e conta com uma parcela significativa de população muçulmana.

Um nome conhecido que passou a apoiar Andrew Feinstein foi o próprio Roger Waters – o ex-Pink Floyd é conhecido por ser um crítico ferrenho do estado de Israel. Em publicação ainda no mês de março feita no X/Twitter, o músico pediu a eleição do ativista político e chamou Starmer de “genocida”.

“Holburn and St. Pancras com Andrew Feinstein dentro e Keir Starmer fora. Deixem o genocida do Starmer fora do parlamento.”

Agora, foi a vez de Eric Clapton fazer coro a favor de Feinstein, inclusive mencionando o ex-Pink Floyd. O guitarrista afirmou:

“Junto de meu querido amigo Roger Waters, apoio Andrew Feinstein, candidato independente por Holborn e St. Pancras, em sua luta pelas crianças de Gaza, pela liberdade do povo da Palestina e pela alma da raça humana. Contra o genocídio em Gaza. Pelo amor e a verdade. Eric C.”

Leia também:  O ícone do rock que deixa Angus Young arrepiado, segundo o próprio

Waters viu a publicação e a compartilhou, dizendo:

“El, meu querido amigo, estamos juntos. Te amo, irmão.”

Eric Clapton e o apoio ao “irmão” Roger Waters

Em um primeiro momento, a manifestação de Eric Clapton pode parecer contraditórias. Em anos recentes, o guitarrista demonstrou afinidade a ideias propagadas por parte da direita política, como crítica às vacinas contra covid-19 — inclusive com publicação de informação falsa a respeito — e ao distanciamento social recomendado pelas autoridades durante a pandemia. Também apoiou, inclusive financeiramente, o político americano Robert F. Kennedy Jr – que, embora anteriormente associado ao partido Democrata, angariou apoio de diversos conservadores por compartilhar teorias conspiratórias antivacina.

Por outro lado, Eric já se manifestou favoravelmente ao povo palestino. Em dezembro do ano passado, participou de um evento privado em Londres com renda integralmente revertida ao Medical Aid For Palestine, que presta socorro ao povo palestino em meio aos conflitos na Faixa de Gaza. Em determinado momento do show, o músico usou uma guitarra com a bandeira do território. Antes, o artista havia compartilhado o vídeo “Voice of a Child”, que conta com imagens de crianças feridas em Gaza e de protestos pró-Palestina.

Além disso, já a admiração recentemente declarada pelo “irmão” Roger Waters, assumidamente de esquerda, por se posicionar politicamente. Em recente entrevista ao The Real Music Observer, afirmou:

Amo Roger, somos irmãos e ele segue seu caminho. É preciso muita coragem, e ele sofre terrivelmente com isso. Eu o vi sentar no parapeito da janela chorando e dizer: ‘é de manhã aqui em Manhattan e estou chorando de novo’, sabe?”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasEric Clapton se une a Roger Waters e apoia político de esquerda...
Augusto Ikeda
Augusto Ikedahttp://www.igormiranda.com.br
Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua no mercado desde 2013 e já realizou trabalhos como assessor de imprensa, redator, repórter web e analista de marketing. É fã de esportes, tecnologia, música e cultura pop, mas sempre aberto a adquirir qualquer tipo de conhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades