Eric Clapton elogia posicionamento político do “irmão” Roger Waters

Guitarrista diz que ex-integrante do Pink Floyd é muito corajoso — e sofre muito por manifestar seus pensamentos

Eric Clapton revelou apoiar Roger Waters em seu posicionamento político. Não só isso: o guitarrista definiu o baixista, ex-integrante do Pink Floyd, como um “irmão”.

As declarações, dadas em entrevista ao The Real Music Observer (via Guitar.com), podem parecer contraditórias. Em anos recentes, Clapton demonstrou afinidade a ideias propagadas por parte da direita política, como crítica às vacinas contra covid-19 e ao distanciamento social recomendado pelas autoridades durante a pandemia. Também apoiou, inclusive financeiramente, o político americano Robert F. Kennedy Jr – que, embora anteriormente associado ao partido Democrata, angariou apoio de diversos conservadores por compartilhar teorias conspiratórias antivacina.

- Advertisement -

Waters, por sua vez, define-se como alguém de esquerda, demonstrou apoio aos russos em meio à invasão do território ucraniano e boicota há anos o Estado de Israel em defesa à Palestina. Neste último ponto, os dois veteranos demonstram concordar, visto que Eric já se manifestou favoravelmente ao povo palestino.

Na nova entrevista, Clapton abordou o tema após ser convidado a opinar sobre fãs que dizem que ele “deveria limitar-se à música” em vez de se envolver em questões políticas. O guitarrista rebateu:

“Não respondo muito bem à palavra ‘deveria’. Qualquer um que me diga o que devo fazer, farei o oposto. Não apenas por despeito, mas porque… quem são eles para me dizer como viver minha vida? Eu não me meto na vida deles!”

Em seguida, o músico destacou o exemplo de Waters, também criticado por suas posições manifestadas. Ele disse:

“Amo Roger, somos irmãos e ele segue seu caminho. É preciso muita coragem, e ele sofre terrivelmente com isso. Eu o vi sentar no parapeito da janela chorando e dizer: ‘é de manhã aqui em Manhattan e estou chorando de novo’, sabe?”

Eric Clapton, Roger Waters e a mensagem positiva

Embora reconheça e elogie os reforços de Roger Waters, Eric Clapton disse que opta por não se envolver tanto com questões políticas. O guitarrista declarou que se sente muito mal quando pensa nos problemas do mundo. Por isso, prioriza a transmissão de mensagens que considera positivas.

Leia também:  Não é dos Beatles a melhor música de Paul McCartney, segundo Joe Elliott

“Não posso fazer isso, fico à beira das lágrimas quando penso no que está acontecendo e no mal que existe. Mas também tenho que levar uma mensagem positiva de esperança, e ele também. A música é um agente de cura. Acredito que existe um sistema de pensamento sobre como você se comporta nessa esfera e sobre como ser responsável para não ofender as pessoas.”

Por fim, citou o líder espiritual e estadista indiano Mahatma Gandhi ao comentar:

“Gandhi compreendeu tudo, mas não quero seguir o caminho dele, porque se ele quisesse que as pessoas seguissem seu pensamento, ele faria uma greve de fome e arriscaria sua vida. Foi assim que viram que ele estava falando sério. Muitas pessoas não esperam que eu ou Roger cumpramos o que dizemos, mas cumprimos. Tenho uma responsabilidade por causa do que disse antes, que estou aí carregando uma mensagem de esperança, de amor, paz e liberdade.”

Shows no Brasil

Eric Clapton vem ao Brasil, no próximo mês de setembro, para uma série de quatro shows. Gary Clark Jr foi escalado como atração de abertura. Confira a agenda:

  • 24 de setembro: Ligga Arena, Curitiba;
  • 26 de setembro: Jeunesse Arena, Rio de Janeiro;
  • 28 de setembro: Vibra, São Paulo;
  • 29 de setembro: Allianz Parque, São Paulo (ingressos esgotados).

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasEric Clapton elogia posicionamento político do “irmão” Roger Waters
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades